Dicas para uma amamentação mais confortável
Em um mundo perfeito, a amamentação seria uma experiência confortável e agradável para mães e bebês desde o primeiro dia. No entanto, é comum que novas mães considerem a amamentação desconfortável ou até mesmo dolorosa. A dor, aliás, é uma das razões pelas quais algumas mães chegam a abandonar a amamentação antes do tempo. Uma […]
Em um mundo perfeito, a amamentação seria uma experiência confortável e agradável para mães e bebês desde o primeiro dia. No entanto, é comum que novas mães considerem a amamentação desconfortável ou até mesmo dolorosa. A dor, aliás, é uma das razões pelas quais algumas mães chegam a abandonar a amamentação antes do tempo. Uma experiência de amamentação dolorosa ou desconfortável pode surgir por conta de mamilos doloridos ou por conta da pegada do bebê.
Dores intensas e recorrentes devem ser discutidas com o pediatra ou com uma consultora de lactação. Já para os desconfortos, existe uma série de coisas que podem ser feitas para que a amamentação seja um momento de prazer e de contato direto entre mãe e bebê. Veja, a seguir, algumas dicas para uma amamentação mais confortável
Encontre o apoio correto
Antes mesmo de começar a amamentação, é importante que a mãe esteja confortável em uma cadeira ou sofá com um apoio para as costas e os braços. Os pés devem estar apoiados em uma mesa de centro ou em uma pilha de travesseiros. Na cama, o ideal é usar muitos travesseiros e também considerar uma almofada para amamentar. Seja qual for a posição mais confortável, é importante lembrar-se sempre de levar o bebê ao peito em vez de se curvar ou se dobrar em direção a ele.
Apoio para seios
Os seios das lactantes pesa mais e talvez seja necessário apoiá-los também. Ao amamentar, as mães devem envolver o seio com a palma da mão, com quatro dedos por debaixo e o polegar acima do mamilo, em frente ao nariz do bebê.
Apoie o bebê
Qualquer que seja a posição de amamentação escolhida, o bebê também deve estar confortável, na mesma altura do seio e com a boca diretamente oposta ao mamilo. Se os braços ficarem cansados, almofadas e travesseiros podem ajudar.
Use um sutiã de amamentação confortável
Um sutiã de amamentação que dê acesso fácil aos seus seios, mas que também ofereça sustentação é imprescindível. Algumas mães acham que usar um sutiã mais macio e sem costura – como o sutiã pós-operatório – é mais confortável do que ficar sem sustentação a noite toda.
Mude a rotina
Variar a posição da amamentação ajuda a evitar mamilos doloridos, já que cada contato pressiona uma parte diferente do peito.
Tente bombear o leite
As mães com problemas para amamentar por qualquer razão podem tentar o bombeamento para continuar oferecendo leite materno ao bebê. Além disso, a tecnologia das bombas extratoras de leite avançou muito e o bombeamento é muito mais confortável do que antes.
Hirate-se
Antes de amamentar ou de bombear o leite, tenha sempre um copo de água fria para beber. A hidratação ajuda a manter a produção de leite materno e ter água sempre por perto evita que as mães tenham que se levantar durante uma mamada.
Entretenha-se
Enquanto algumas mães se satisfazem vendo seus filhos mamarem, outras preferem fazer algo durante o tempo em que estão dando de mamar. Ter um tablet, um livro ou uma TV por perto pode ajudar algumas mães a se distraírem.