Diferente: Natália Almeida trabalha como mecânica de equipamentos pesados

Itabirana, que também é empresária, concedeu entrevista exclusiva à DeFato

Diferente: Natália Almeida trabalha como mecânica de equipamentos pesados
Foto: Guilherme Guerra/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


A dinâmica do mundo do trabalho sofreu radicais transformações nas últimas três décadas. Antigamente, um jovem concluía a formação escolar e desenvolvia sua carreira numa única empresa, até se aposentar. Raramente havia uma mudança nesse script. Um novo modelo sociocultural, porém, ocasionou consistente alteração na relação capital/trabalho.

O atual milênio consolidou essa revolucionária realidade. Hoje em dia, dificilmente uma pessoa permanece no mesmo local de trabalho por muito tempo. O recém-formado é contratado praticamente com prazo de validade. Dessa forma, prevalece um acentuado turnover. E mais. As trocas de profissões viraram rotina nessa conjuntura de intensa competitividade. O colaborador bem qualificado avalia continuamente as oportunidades do mercado. 

As modernas modalidades de ensino (à distância, por exemplo) possibilitam um eficiente preparo acadêmico para alternâncias. Esse recente cenário educacional favoreceu a ascensão das mulheres. Certas atividades – até então exclusiva de homens – passaram a ser desemprenhadas por elas, com muita competência. Motoristas de ônibus, operadoras de máquinas e ajudantes de pedreiro são exemplos típicos dessa nova configuração. 

Em Itabira, um grupo de jovens senhoras virou referência nesse panorama corporativo. A técnica em mecânica – Natália Almeida – 35 anos de idade, mãe de dois filhos, trabalha na manutenção de equipamentos pesados, numa usina de beneficiamento de minério.  Exerce a sua função nas áreas de filtros, peneiras, espessadores, ciclones e bombas. Um ambiente, até então, exclusivamente masculino.  

Essa especialista em mecânica cumpre diariamente uma longa jornada. A sua atividade começa às 7h e vai até às 16h. A rotina de Natália não termina no fim da tarde. Já em casa, desenvolve uma ação de empreendedorismos, até por volta das 22 horas. A empreendedora produz uma grande variedade de cosméticos. As suas duas profissões são demasiadamente diversas. Uma não tem nada a ver com a outra. A descontraída Natália compareceu ao programa Sala de Visitas da DeFato e revelou como administra o dia a dia de sua vida bastante agitada. Confira o depoimento completo na TV DeFato.