Diretor do Saae não comparece à Câmara e Vetão ensaia convocá-lo de forma regimental
Legislativo quer ouvir representante sobre impasses corriqueiros no abastecimento de água da cidade
Aguardado na Câmara de Itabira há mais de 15 dias, José Antônio Reis Lopes, novo diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), ainda não foi à Casa esclarecer problemas eventuais de abastecimento, além da coloração escura da água que chega a algumas localidades. O presidente da Câmara, Weverton “Vetão” (PSB), afirma que, caso o dirigente não compareça na próxima reunião ordinária, agendada para terça-feira (23), o chamado será feito por meio de requerimento de convocação.
O convite para que José Antônio dialogue com o Legislativo foi feito por Vetão em 2 de fevereiro, na abertura da sessão legislativa de 2021. O pedido foi apresentado ao líder do governo, Juber Madeira (PSDB). Ontem (18), Juber justificou incompatibilidade de agenda para a ausência do diretor-presidente do Saae.
O objetivo de Vetão é que José Antônio preste esclarecimentos não só à Câmara, como à população que acompanha as transmissões via emissoras de rádio. Por essa razão, Vetão descartou, num primeiro momento, que a participação do diretor ocorra nas reuniões de comissões, que não são transmitidas.
Vereadores afirmam que problemas no abastecimento da cidade persistem apesar de obras executadas na gestão anterior, como o anel hidráulico, com seis quilômetros de rede de ferro fundido que interliga os sistemas Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe.
Apontada como a solução definitiva para as próximas décadas, a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Tanque deve demorar, pelo menos, dois anos. A obra foi anunciada no ano passado, pela Prefeitura, que celebrou com a Vale o acordo para tirar o projeto do papel. O feito foi intermediado pelo Ministério Público e tem custo estimado em US$ 30 milhões. Rio Tanque terá captação de 600 litros de água por segundo, superando a produção de todos os sistemas atuais, que, em 2020, captavam 500 l/s em período normal.