Diretoria da Amepi e do Consmepi é empossada com fortes cobranças pela duplicação da BR-381
Prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), assume a presidência
A solenidade de posse da nova direção da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) foi realizada na tarde desta quinta-feira (5), no salão nobre do Real Esporte Clube.
Na ocasião, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), foi empossado como presidente da Amepi e do Consmepi. O vice é Ailton Guimarães (Avante), prefeito de Nova União. Já Fernando Rolla (Avante) será secretário. Diversas lideranças políticas e sociais estiveram presentes na solenidade.
Trabalho conjunto
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), ressaltou a importância do trabalho conjunto.
“Queria cumprimentar primeiramente o Fernando pelo excelente trabalho que fez no último biênio. Foram muitas viagens a Brasília principalmente em prol de melhorias da BR-381. Temos que trabalhar sempre conjuntamente. É o caminho que sempre beneficiará todos os municípios envolvidos. O Samu é um exemplo disso, as BR’s 262 e 381. Não podemos terminar nosso mandato sem melhorias efetivas nessas estradas aqui. Marco Antônio, que seja uma excelente direção e conte comigo e a cidade de João Monlevade”, diz Laércio.
Já o prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinícius da Silva Bizarro, disse que assumir cargos de associações é uma missão difícil.
“Temos que parabenizar os prefeitos que sempre querem liderar essas associações. Isso pois, nós já temos um trabalho difícil no cotidiano nas Prefeituras. A AMM, por exemplo, é uma engrenagem, que temos que contar com as parcerias de todos os municípios. Se não tivermos mútua cooperação, a máquina para”, enfatizou Marcos.
Legado
Fernando Rolla (Avante) foi presidente da Amepi por três mandatos e ressaltou o legado deixado.
“Reforço o que disse noutras vezes: Aprendi com grandes líderes de nossa história, como o saudoso fundador da Amepi e ex-prefeito de nossa querida São Domingos do Prata, João Braz, que o Médio Piracicaba deve olhar para o mesmo horizonte, buscando o melhor para os cidadãos que moram nas cidades! E o melhor só acontece com a união de interesses pelo bem comum. Hoje, graças a Deus, mais do nunca, a região está unida, em busca de soluções conjuntas e benefícios para todos os municípios”, disse Fernando Rolla.
Para finalizar, o prefeito prateano destacou a maior conquista de sua gestão: “O mais importante, sem dúvida, foi a conquista da equivalência do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) com o Ministério da Agricultura do Governo Federal. Com ele, os produtores dos municípios associados ao Consmepi e que tiverem o selo, podem vender seus produtos para todo o Brasil”, finalizou.
Assumindo
O presidente da Amepi e do Consmepi, Marco Antônio Lage, destacou sobre a nova direção.
“Liderar a Amepi será uma responsabilidade enorme, mas que carregarei com muito entusiasmo nos próximos dois anos. A região do Médio Piracicaba é muito importante para Minas Gerais. Nós temos a importância também de aumentar os municípios associados. Carregamos uma linda missão em nossas mãos. Governar é cuidar das pessoas, e seremos pautados nisso. Quero fortalecer ainda mais a Amepi e o Consmepi. Precisamos fazer de nossa região um exemplo de como o cidadão precisa e merece. Farmácias populares, consultas, exames, saúde de excelência, são direitos de todos”, enfatizou Marco Antônio.
“A nossa missão é estabelecer uma linha de mão dupla. Estado e União precisam enxergar o Médio Piracicaba como uma região que gera riqueza. Não pode, uma região com PIB de R$18,2 bilhões, ser esquecida pelos poderes. Se fôssemos uma só cidade, estaríamos entre as 60 que mais geraram riqueza em 2020 no Brasil”, endossa o presidente.
Sobre as demoradas obras na Br-381, Marco Antônio disse que o assunto é uma prioridade da Amepi e do Consmepi.
“O carma da BR-381, por exemplo, é algo que já se prolonga por mais de uma década, as cidades da região continuam lidando com acidentes, atrasos, perdas de vidas. Precisamos dessas obras de duplicação urgentemente. Vamos cobrar e acompanhar esse trâmite”, finaliza Marco.
Já Ailton Guimarães, agora vice-presidente, disse que é de suma importante para Nova União esse contato com as associações.
“Eu considero a Amepi uma grande família. Eu aprendo toda vez que venho aqui na sede. Sou privilegiado por fazer parte dessa associação. Estou aqui para ajudar, apoiar e aprender. Contem comigo”, finaliza Ailton.