DNIT e Exército avançam na pavimentação da BR-367, em Minas Gerais

Obras estão em andamento entre o km 46 e o km 61,6, no município de Salto da Divisa

DNIT e Exército avançam na pavimentação da BR-367, em Minas Gerais
Foto: Divulgação/DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Exército Brasileiro — por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) — estão atuando para dar celeridade aos serviços de implantação e pavimentação no trecho da BR-367, entre os quilômetros 0 e 61,6 entre Salto da Divisa e Jacinto, em Minas Gerais.

Considerando a importância da obra, o DNIT e o Exército garantem a execução dos serviços de pavimentação — que têm um investimento do governo federal de aproximadamente R$ 60 milhões. Até este mês de abril já foram realizados, nos 15,6 quilômetros em obras, serviços de terraplenagem (com aterro e desaterro), cercamento nos limites da faixa de domínio e instalação de bueiros.

Para maio está programada a implantação da usina de asfalto, visando o início dos trabalhos da pavimentação. Este trecho deve ser concluído até 2025.

Licitação

Já entre o km 0 ao km 46, entre Salto da Divisa e Jacinto, os serviços remanescentes para implantação e pavimentação do segmento devem ter as obras licitadas e contratadas ainda no segundo semestre deste ano.

Em paralelo, o DNIT possui contrato de manutenção/conservação vigente para todo o trecho do km 0 ao km 61,6. Neste caso, a empresa responsável vem realizando ações, buscando melhorar as condições da rodovia para os usuários. Rotineiramente são executados serviços de recomposição do revestimento natural com colocação de cascalho.

Importância

O trecho em obras tem grande relevância regional por viabilizar o escoamento da produção local e com a sua conclusão se tornará uma importante alternativa de ligação entre o estado de Minas Gerais e o extremo Sul da Bahia.

Além disso, por intermédio da interligação de outras vias arteriais, a BR-367 revitalizada permitirá melhora significativa no acesso à região Norte do Espírito Santo, atendendo principalmente às viagens de caráter comercial e turístico, as quais são originadas nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.