Doadores de sangue podem se tornar isentos das taxas de inscrição em eventos esportivos de Itabira
O projeto “Sangue que Corre”, de autoria do vereador Ronaldo Meireles de Sena (PRD) quer unir solidariedade e esporte como uma política pública de saúde

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Itabira, o projeto de lei 97/2025, que busca incentivar a doação voluntária de sangue, concedendo a isenção total da taxa de inscrição ou um desconto mínimo de 50% em corridas de rua e demais eventos esportivos promovidos, apoiados ou autorizados pelo Poder Público Municipal.
O projeto “Sangue que Corre”, de autoria do vereador Ronaldo Meireles de Sena (PRD), pretende fazer com que doadores regulares de sangue possam ser isentos das taxas, no ato da inscrição no evento esportivo, mediante apresentação de uma declaração oficial do Hemocentro ou de uma unidade de coleta reconhecida. Como regra, mulheres deverão ter feito pelo menos duas doações de sangue no último ano, enquanto os homens precisam ter fornecido a coleta por no mínimo três vezes do mesmo período.
Caso aprovada, a isenção (ou desconto parcial) poderá ser aplicada em eventos promovidos diretamente pela Prefeitura de Itabira; que tenham apoio financeiro, técnico ou logístico do Poder Executivo; ou que utilizem vias ou espaços públicos mediante autorização da gestão municipal.
De acordo com o projeto de lei, as entidades promotoras dos eventos esportivos deverão incluir nos materiais de divulgação, a informação sobre o benefício aos doadores de sangue, bem como os critérios para acesso. A proposta também pretende fazer com que a Prefeitura de Itabira celebre convênios, termos de adesão ou acordos de cooperação com entidades organizadoras de eventos esportivos, visando ampliar a aplicação da isenção.
“A nossa preocupação é para as pessoas terem mais vontade de doar sangue. Uma bolsa de sangue salva várias vidas. Como a corrida está crescendo muito na cidade, a pessoa que doar sangue e comprovar na hora da taxa, tem um desconto. Vamos salvar a vida, vamos doar sangue e ter o desconto na hora das taxas”, disse Ronaldo Capoeira, vereador autor do projeto, destacando que a isenção para doadores de sangue busca unir solidariedade e esporte como uma política pública de saúde e cidadania, e que a ideia já foi aprovada em cidades como Manaus (AM) e São José dos Pinhais (PR).