Dores nas mãos, perda de forças, formigamentos? Você pode estar sofrendo de síndrome do túnel do carpo
O primeiro passo para o tratamento é a procura precoce do seu médico
A síndrome do túnel do carpo é uma conhecida e frequente doença que afeta a população e pode ser causa importante da piora na qualidade de vida, levando as pessoas a mudarem ou abandonarem seus hábitos de trabalho e lazer.
O túnel do carpo, é um região específica do corpo onde passam tendões e o nervo mediano, que pode ser afetado durante a doença causando sintomas como dor que com piora aos esforços e no período da noite, alterações de sensibilidade e até a perda de força das mãos.
Algumas doenças (circunstâncias) predispõem ao aparecimento da doença como a diabetes méllitus, hipotireoidismo, acromegalia, sequelas de fraturas do punho, gota, artrite reumatoide, doenças ocupacionais e até a gravidez.
O diagnóstico da doença é eminentemente clínico, através do exame físico. O paciente não deve esperar os sintomas tornarem-se graves para a procura de seu médico. Existem certos exames, que auxiliam no diagnóstico e principalmente determinam a gravidade da lesão.
O primeiro passo para o tratamento é a procura precoce do seu médico que poderá optar pelo tratamento medicamentoso, orientações posturais e no trabalho, o controle das doenças pré-existentes, reabilitação fisioterápica, infiltrações com medicações dentro do túnel do carpo, repouso da articulação e por fim, o tratamento cirúrgico.
É importante salientar que em cada pessoa a doença se comporta de uma forma sendo fundamental a avaliação criteriosa do especialista, que irá indicar o melhor tratamento.
Rodrigo Grossi é ortopedista e traumatologista. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.
Dr. Rodrigo Grossi – CRM 49919 / QRE 31524
Ortopedista e Traumatologista/ Cirurgia do Quadril
Atendimentos na Clinicar e clínica do Pasa