É fake: áudio sobre mosca que transmite tuberculose preocupa moradores de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte emitiu um alerta nesta quinta-feira (21) esclarecendo que a informação não procede

É fake: áudio sobre mosca que transmite tuberculose preocupa moradores de BH
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/Internet/Prefeitura de Maceió)

Um áudio com uma informação falsa tem sido compartilhado em grupos de aplicativos de mensagens e preocupado moradores de Belo Horizonte. No conteúdo, quem fala é um um suposto biólogo e trabalhador da Vigilância de Saúde de BH, que emite um falso alerta de que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Venda Nova e hospitais da Região Norte estariam registrando casos de tuberculose transmitida por moscas domésticas ao pousarem sobre a pele humana.

A Prefeitura de Belo Horizonte emitiu um alerta nesta quinta-feira (21) esclarecendo que a informação não procede. “Não há casos de tuberculose transmitidos por mosca, já que não existe a possibilidade de a mosca ser infectada com a bactéria mycobacterium tuberculosis”, disse o Município.

É importante esclarecer que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, passada de pessoa para pessoa pela tosse, espirro ou fala. Ou seja, não há transmissão por meio de moscas, insetos ou outros animais. A Prefeitura de Belo Horizonte informou ainda que o homem que se apresenta como trabalhador da Vigilância de Saúde de BH, na verdade sequer é funcionário da PBH.

“O município reforça que a propagação de informações inverídicas pode causar alardes desnecessários à população, prejudicando a atuação do poder público”, informou a Prefeitura.