Em fevereiro, tem carnaval. Tem carnaval! É hoje que a cidade de João Monlevade recebe um dos eventos culturais mais importantes da cidade: o pré-carnaval “Esquenta Monlé”. Após três anos sem realização do evento por causa da pandemia, a agitação está de volta.
O evento será realizado a partir das 9h na Praça do Povo e vai contar com a presença de blocos, atrações musicais e diversão para as crianças. Confira:
Folia para a criançada
O Esquenta Monlé terá início às 9h, com o Matinê do Esquenta, que contará com pintura facial, agitadores culturais, pipoca, algodão doce, concurso de fantasias e música de carnaval, com encerramento às 12h.
Desfiles de blocos e shows
Às 14h30, a festa segue com o bloco Sapeca Iaiá, convidado de honra, cujo cortejo vai da Praça do Lindinho à praça do Povo.
A partir das 15h30, será a vez do Bloco do Tineca, que contará com a bateria do Bloco do Sujo, de São Domingos do Prata, que vai sair da avenida Getúlio Vargas, esquina com Hidelbrando Santana, e segue até a Praça do Povo, com apresentação no local às 16h.
Às 17h30, o bloco “Parei de beber”, parte da Praça do Lindinho em direção à Praça do Povo e apresentação de show de Djs.
Às 18h30 ocorre o show do Bloco Fúnebre e Banda, de Belo Horizonte, com encerramento às 20h. Atração principal do Esquenta Monlé, o Bloco Fúnebre foi fundado em meados de 2013 em Belo Horizonte e já se apresentou em diversos carnavais e pré-carnavais pelo estado, sendo personagem principal de matéria jornalística do telejornal MGTV, veiculada também em rede nacional pela Rede Globo. Além dos cortejos e apresentações, o Bloco Fúnebre também realiza oficinas gratuitas de música e de construção de instrumentos com material reciclável, aulas e ações sociais
Estrutura
Para garantir a segurança dos foliões no trajeto onde será realizada a festa, haverá revista nas duas entradas: na esquina da Praça Sete de Setembro e outra nas proximidades da Praça do Lindinho, bem parecido com os últimos eventos realizados pela Prefeitura no local.
A festa também contará com o apoio do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), Conselho Tutelar, Polícia Militar e demais equipes da Prefeitura de João Monlevade.