“É importante ver a diversificação econômica com outros olhares e a saúde é um deles”, afirma Marco Lage
O desenvolvimento e fortalecimento do setor são colocados como uma das alternativas para a Itabira pós-mineração
Com a possibilidade da exaustão mineral em 2041, Itabira corre contra o tempo para promover a sua diversificação econômica. Em meio a esse processo, a saúde desponta como um dos pilares para maior pluralidade na geração de emprego e renda para a cidade. Prova disso foi o Health Innovation Day, realizado no último dia 17 de abril com objetivo de discutir inovação e empreendedorismo para o setor. Presente no evento, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) comentou sobre a contribuição da saúde para a economia local.
“É importante ver a diversificação econômica com outro olhar também. Sair da caixa, como a gente diz, e abrir esses conceitos — e a saúde é um deles. O polo econômico da saúde é importante porque ele tem que ser maturado para ser desenvolvido. E isso vai acontecer e já está acontecendo”, avaliou Marco Antônio Lage.
Dentre as ações públicas para fortalecer o setor, o prefeito citou a parceria com a Funcesi e a mineradora Vale para trazer um curso de medicina para o município, além da doação de um terreno de 25 mil metros quadrados para o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). “A faculdade de medicina que veio para Itabira podemos considerar como o impacto de uma empresa que chegou na cidade, em termos de geração de receita, empregos e circulação de recursos na economia”, destacou.
“A doação de um terreno de 25 mil metros, anexo HNSD, também faz parte disso [fortalecimento da saúde como setor econômico]. Contribui para que o hospital se planeje para os próximos 20, 30 anos e para que ele se consolide como uma empresa, com planejamento em termos de investimentos para que a medicina da alta complexidade, com Itabira se consolidando como esse macro polo de medicina via SUS, atendendo uma população de um milhão de habitantes”, completou Marco Antônio Lage.
No entendimento do prefeito de Itabira, também é necessário envolver o campus local da Unifei nesse processo, já que a universidade pode contribuir com o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a saúde — além de poder abrigar no futuro cursos de graduação e especialização em medicina. “É um mundo novo da economia que se abre com a área da saúde. Então, em Itabira, estamos buscando essa transição e novas vertentes econômicas para termos um novo ciclo para o futuro pós-minério. A saúde eu não tenho dúvida que é uma grande oportunidade que Itabira tem”, finaliza.
O Health Innovation Day foi promovido pelo HNSD em parceria com a Prefeitura de Itabira e o Sebrae-MG.