Eduardo Kobra participa do Sempre Um Papo – Itabira na próxima terça-feira; saiba mais!
Evento faz parte da programação da Mostra de Arte Pública de Itabira, o MAPA Festival
O Sempre Um Papo Itabira recebe, na próxima terça-feira (10), às 19h30, o artista visual Eduardo Kobra, conhecido por seu estilo de arte urbana que mistura o desenho realista a formas geométricas e cores vivas. A conversa terá como tema “A Arte do Muralismo”. O evento será no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com entrada gratuita. A ação acontece em parceria com o em parceria com o Mostra de Arte Pública de Itabira (MAPA Festival).
Diretamente da periferia de São Paulo, Eduardo Kobra é um artista global com obras em cinco continentes. Seu estilo, que mescla o uso de cores vibrantes e referências fotográficas, traduz seu olhar para questões sociais. Em Itabira, a figura de Drummond passará a fazer parte do hall de personalidades já retratadas pelo artista, como Salvador Dalí e Martin Luther King.
Seus trabalhos produzidos entre 2013 e 2016 foram catalogados em 2017, em um livro intitulado “Kobra”, da editora Arte Ensaio, e traz obras realizadas tanto no Brasil quanto no exterior. Juntamente às fotos, “Kobra” apresenta ao leitor um pouco do processo de concepção das obras de Eduardo; a parte textual ficou sob responsabilidade do jornalista, escritor e editor Celso de Campos Jr.
Além da obra que leva seu nome artístico, Kobra também marca presença na literatura infantil, desta vez com a narrativa visual “O Menino e o Muro”. O livro, que conta a história de Lucas, um garoto que é apaixonado pela arte do desenho, foi escrito por Katya Manira. A história, embora não seja a biografia de Kobra, tem alguns pontos em comum com a trajetória do artista. Lançado em julho deste ano, “O Menino e o Muro” é uma publicação da Ciranda Cultural.
Ao final da conversa com Eduardo Kobra, haverá venda dos livros do artista — que poderão ser autografados na ocasião.
MAPA – Mostra de Arte Pública
“Sacadas e sacadas comandando a paisagem”: Itabira, em Minas Gerais, é reconhecida por seu legado literário e se destaca pela arquitetura preservada. A 110 km de distância de Belo Horizonte, a cidade cujo nome quer dizer “pedra que brilha” é onde nasceu Carlos Drummond de Andrade. Nessa primeira edição do MAPA, Itabira recebe novas formas de arte e expressões culturais, expandindo seus horizontes para além das montanhas.
Em sua edição de estreia, o MAPA vai ocupar as ruas e muros de Itabira com o primeiro festival de arte pública da cidade. Entre os dias 9 e 15 de outubro, Itabira entra para o mapa da arte urbana nacional com uma galeria a céu aberto com murais, instalações e performances de artistas consagrados internacionalmente.
O festival conta com o encontro entre um dos maiores grafiteiros do mundo, o Kobra, e Carlos Drummond de Andrade, através de um mural de 32 metros de altura. O evento também terá uma convocatória de artistas itabiranos e uma programação com oficinas, shows, feiras e mais — todas nas ruas itabiranas, com acesso gratuito ao público.