Educação inclusiva é tema de palestra em São Gonçalo
Foram abordadas teorias e vivências com alunos de Pedagogia
A Secretaria de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou a palestra “Equidade na Educação”, voltada para os profissionais da rede municipal, na sexta (21). O auditório do Centro Cultural ficou repleto de um público atento ao assunto educação inclusiva, o qual é de grande importância para promover dignidade aos educandos que necessitam de atenção especial em seu aprendizado, algo fundamental para sua vida em sociedade.
O tema foi abordado pelo doutor em Ciências da Saúde, especialista em Neurociências, pedagogo e professor da UFOP, Marco Antônio Melo Franco. Ele abordou teorias e vivências com seus alunos de Pedagogia.
Falou, principalmente, sobre os desafios em promover o equilíbrio do aprendizado entre as pessoas que precisam de mais atenção nas técnicas pedagógicas. O doutor/professor ressaltou a importância do empenho de cada profissional de educação em acolher o estudante com suas características individuais.
O palestrante ressaltou que a educação deve se adaptar às transformações sociais, numa perspectiva de formação de professores dispostos a pensar numa escola que esteja atenta a essas mudanças. “É um desafio para todos. Não há nada pronto, nada escrito, mas há caminhos e possibilidades a partir do momento em que se entende que a sociedade é a sociedade da diferença”, frisou.
Com a palestra, a Secretaria de Educação visa dar continuidade a capacitação dos profissionais da rede para uma educação inclusiva, cada vez mais prática e executável, nas instituições de ensino municipal.
Inclusão
Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. Segundo a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis
*Com informações da Prefeitura de São Gonçalo