Elon Musk ironiza Alexandre de Moraes e o compara a vilões de Star Wars

Ministro deu 24h para que Musk nomeie um representante da X no Brasil

Elon Musk ironiza Alexandre de Moraes e o compara a vilões de Star Wars
Foto: Reprodução/TED

Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twítter), publicou uma imagem ironizando o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), comparando-o a vilões do Star Wars e Harry Potter, em sua rede social.

A caricatura de Musk se deveu ao fato de Moraes ter dado 24h para que ele nomeie um representante legal do X no Brasil.

Moraes advertiu que caso a exigência não seja cumprida a rede social poderá ser impedida de operar no país.

Na postagem, Musk utilizou uma foto produzida pela inteligência artificial Grok, de sua propriedade mostrando o ministro do STF segurando dois sabres de luz e os olhos maquiados, em alusão à franquia de filmes Star Wars.

A publicação inclui o comando utilizado para a produção da montagem: “Gere uma imagem como se Voldemort e um Lord Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil. É estranho”, conclui Musk.

Lord Voldemort é o principal vilão da série Harry Potter e os Sith são uma ordem de guerreiros que seguem ” lado sombrio da força”no universo Star Wars.

Fato inusitado, o STF ter postado a intimação de Moraes na conta do tribunal na plataforma X, marcando o perfil de Musk, segundo o tribunal, porque o X não tem representante legal no país e que a advogada registrada no processo também recebeu intimação a apresentar informações.

A lei brasileira exige que a plataforma tenha representação no país para suas operações e cobra que elas sejam respeitadas, além de pagar as multas que foram impostas à plataforma pela Justiça.

Em face do descumprimento, Moraes aumentou a multa que era de R$50 mil para R$200 mil por dia, até seu cumprimento.

As multas foram impostas após o X não bloquear os perfis determinados pelo ministro, por ataques às instituições democráticas.

O X anunciou no dia 17 passado, o encerramento de suas operações no Brasil, mas, apesar do escritório fechado, o serviço do X continua disponível aos usuários.

A medida foi anunciada em virtude de decisões judiciais do ministro Moraes, que teria insinuado aplicar multa e prender a responsável pela plataforma no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento das suas decisões.

* Fonte: G1