Elzo brilha nos pênaltis, faz duas defesas e Valério se classifica às semifinais do Mineiro

O próximo adversário do Dragão será o América-TO, clube que já enfrentou na primeira fase e se classificou na tarde deste sábado após eliminar o Poços de Caldas

Elzo brilha nos pênaltis, faz duas defesas e Valério se classifica às semifinais do Mineiro
Foto: Reprodução/Rede Minas/EMC Esportes

Com requintes de drama, o Valeriodoce Esporte Clube está classificado para as semifinais da Segundona do Campeonato Mineiro 2023. Após empatar no tempo regulamentar contra o Contagem, o clube itabirano converteu quatro cobranças de pênaltis e ainda contou com duas defesas do goleiro Elzo. No fim, 4×2 nas penalidades para o VEC, que mantém o sonho do acesso vivo. 

Durante a partida, o Valério teve boas chances, mas foi impedido de marcar em boas defesas do goleiro Eduardo Henrique e pelo travessão. O Contagem arriscou e em determinados momentos do jogo conseguiu passar um certo sufoco ao Dragão, mas não conseguiu transpor a defesa itabirana. 

O jogo

Diferente da partida em Itabira, o duelo foi um pouco mais aberto, com chances para os dois lados, mas ainda assim, muito truncado. Logo aos 5 minutos da primeira etapa, o Valério deu o primeiro susto após forte chute de Christian Bauer, que mandou direto da intermediária, passando muito próximo ao ângulo adversário. Logo na sequência, o Contagem devolveu o golpe e quase marcou quando Roger Henrique deixou um lançamento passar e Ramon dominou dentro da área. O atacante do Contagem finalizou, mas bateu prensado por Roger e o goleiro Elzo. 

Aos 17, Felipe Valdivia dominou e encheu o pé canhoto direto pro gol, obrigando o goleiro a fazer bela defesa. Nos minutos seguintes, vieram as tentativas de troco do Contagem: João Victor avançou pela esquerda e bateu cruzado, sem ninguém para escorar para o fundo das redes. Momentos depois João Victor volta a aparecer, batendo da entrada da área e obrigando Elzo a cair no canto direito para fazer a defesa. No lance seguinte, Ramon tenta finalizar e bate fraco no meio do gol.

O tempo foi passando, as chances foram diminuindo e as faltas aumentando, sobrando cartões amarelos para Roger Henrique e Fornazier. Nos acréscimos, ainda deu tempo do VEC quase marcar em escanteio pela direita, quando o zagueiro foi cortar e mandou a bola raspando na trave. No último lance do primeiro tempo a chance mais clara e perigosa do Contagem: Ramon faz lindíssima jogada pela esquerda, trás pro meio, limpa três valerianos mas na hora de finalizar, tropeça e cai sozinho. 

Na volta da segunda etapa, próximo aos 20 minutos o VEC teve sua chance mais perigosa: Luis Phelipe cobrou falta direto pro gol, batendo forte de pé esquerdo. A cobrança tinha endereço, mas Eduardo se esticou como pôde, resvalou e ainda contou com o travessão para salvar o Contagem. Logo na sequência, do escanteio Eduardo Nascimento foi obrigado a ‘‘voar’’ novamente para salvar um belo chute do capitão Jordan Kaique. 

Basicamente, essas foram as chances de perigo do Dragão, que se viu obrigado a começar a defender quando o Contagem foi encontrando espaços e aparecendo. Aos 34, em falta que parecia ser alçada na área, o adversário mandou direto pro gol e obrigou Elzo a pular para evitar o que seria a abertura do placar. 

Sem tempo para mais nada e com os dois clubes se resguardando vieram as cobranças de pênalti:

  • Felipe Valdivia abriu a sequência, cobrando como manda o manual: bola de um lado, goleiro pro outro. 1×0.
  • Luiz Fernando também bateu muito bem para o Contagem. O goleiro Elzo até acertou o canto, mas não teve a menor chance de fazer a defesa quando a vola subiu pro ângulo. 1×1.
  • Em batida de segurança, Ruandre mandou no meio do gol e fez 2×1 para o Dragão.
  • Guizão, zagueiro do Contagem, correu lentamente, ensaiando uma paradinha. Elzo novamente acertou o canto, resvalou a bola, mas ela morreu no canto direito. 2×2.
  • Maicon bateu muito consciente e sem chances para o goleiro, mandou no canto direito. 3×2 para o time de Itabira e pressão total para os donos da casa
  • Riquelmy correu e bateu no canto direito de Elzo, sem muita força. O goleiro foi buscar e manteve a vantagem de 3×2.
  • Com toda tranquilidade do mundo, Marcell foi para a cobrança. O goleiro tentou esperar até o último instante, mas só conseguiu ver o 4×2 para o VEC.
  • Na última cobrança, Éric escolheu bater no canto direito de Elzo, mas não colocou muita força e viu o goleiro buscar e dar a classificação ao tradicional clube itabirano. 
Foto: Reprodução/Rede Minas/EMC Esportes

‘‘É o trabalho. Não foi só eu, eu fiz a minha parte, os caras fizeram a parte deles. É o conjunto de todos os jogadores, comissão e diretoria. Esse é o resultado de um bom trabalho, de dedicação, do suor de todos os dias, de chegar cedo para treinar e sair tarde, cansado (…) Mas a recompensa é maravilhosa e estamos na semifinal’’, comemorou Elzo em entrevista pós-jogo. 

Confira os classificados para as semifinais

  • Valério (empatou com o Contagem os dois jogos por 0x0, vencendo por 4×2 nos pênaltis)
  • América-TO (bateu o Poços de Caldas duas vezes: 3×1 fora de casa e 2×0 em Teófilo Otoni)
  • Guarani (empatou por 0x0 na ida e 1×1 na volta, classificando com 4×3 nos pênaltis sobre o Coimbra)
  • Mamoré ou Araxá (os dois times empataram em 1×1 na ida e nesta segunda-feira fazem a partida de volta, em Patos de Minas)