Em BH, avenida que levava nome de general envolvido no golpe de 64 passa a homenagear pai de Chico Pinheiro

Avenida General Olímpio Mourão Filho passa a se chamar Avenida Vereador Antônio Pinheiro, em homenagem ao ex-político

Em BH, avenida que levava nome de general envolvido no golpe de 64 passa a homenagear pai de Chico Pinheiro
Antônio Oscar Pinheiro foi vereador em Belo Horizonte e deputado por Minas Gerais, além de ser pai do jornalista Chico Pinheiro. Foto: ALMG

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, na terça-feira (10), o projeto de lei (PL) que altera o nome da Avenida General Olímpio Mourão Filho, localizada no bairro Itapoã, na região da Pampulha. Com a aprovação do PL 818/2023, a avenida passará a se chamar Avenida Vereador Antônio Pinheiro, em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-vereador Antônio Oscar Pinheiro, pai do conhecido jornalista Chico Pinheiro.

A proposta, de autoria do vereador Pedro Patrus (PT), recebeu o apoio de 29 vereadores e enfrentou a oposição de 10, além de ter sido inicialmente rejeitada na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ). No entanto, após um recurso, o projeto voltou à pauta do plenário e foi aprovado. A mudança ainda precisa da sanção do prefeito Fuad Noman (PSD) para ser oficializada.

Pedro Patrus defendeu a alteração como uma “reparação histórica”, destacando que a antiga denominação da avenida homenageava um general do Exército que teve um papel destacado no golpe militar de 1964. “A mudança é uma forma de corrigir uma injustiça histórica e de reconhecer o trabalho de Antônio Pinheiro, que contribuiu significativamente para causas sociais em nossa cidade”, justificou Patrus.

Antônio Pinheiro foi um ativista e político dedicado às causas sociais, tendo sido um dos fundadores da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Ele também esteve envolvido em projetos de urbanização da favela do Cafezal, no Aglomerado da Serra. Patrus ressaltou que a mudança é um tributo ao compromisso de Pinheiro com as moradias populares e os mais necessitados.