Em BH: Polícia prende suspeito de fazer apologia ao nazismo nas redes sociais
No celular apreendido com o investigado, os policiais encontraram vasto conteúdo ligado ao nazismo
Um homem, de 21 anos, foi preso em Belo Horizonte por ser suspeito de compartilhar em redes sociais conteúdo envolvendo apologia ao nazismo. A operação da Polícia Civil de Minas Gerais foi desencadeada nessa quarta-feira (26) na capital.
Além do mandado de prisão temporária, também foram cumpridas ordens judiciais de busca e apreensão na casa do investigado, na capital mineira, e na residência da mãe dele, que mora em Valinhos, interior de São Paulo. Essa ação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCESP).
Conforme apurado, o jovem fazia postagens utilizando referências como cruz suástica, SS (Schutzstaffel, uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista e a Adolf Hitler), além de convocar novos indivíduos a ingressar em um grupo voltado à propagação de conteúdo do nazismo pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens.
Buscas
Na casa do investigado, os policiais encontraram e apreenderam vasto conteúdo relacionado ao nazismo, como etiquetas da cruz suástica e das tropas de Hitler, bem como toucas ninja, fardamentos militares, rádios comunicadores, munições, armas de airsoft, além de equipamentos eletrônicos diversos (computadores, celular, pen drive e HD externo).
No celular apreendido com o investigado, os policiais encontraram vasto conteúdo ligado ao nazismo, bem como a veiculação desses elementos em redes sociais.
Aos policiais, o suspeito alegou que possuía esses objetos por fazer parte de um grupo de prática de airsoft, utilizado quando encenavam momentos da Segunda Guerra Mundial. No entanto, admitiu que veiculava conteúdo de apologia ao nazismo nas redes sociais.