Em lançamento de pré-candidatura a deputado, João Izael fala em “falta de representatividade”
Ex-prefeito ganhou o apoio do atual chefe do executivo municipal, Marco Antônio Lage
Na noite desta quinta-feira (23), o ex-prefeito e vice-prefeito de Itabira, João Izael Querino, oficializou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Estiveram presentes no evento figuras como o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o vereador Júlio do Combem (PP), Raimundo Nonato de Barcelos “Nozinho” (PDT) e Reinaldo das Dores Santos (PSD), prefeitos de São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Maria de Itabira, respectivamente.
Em pouco mais de 25 minutos de discurso, João Izael destacou alguns dos feitos da sua gestão durante os oito anos à frente da cidade, como a chegada do campus itabirano da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Além disso, também falou sobre uma suposta “falta de representatividade” do município junto ao Estado.
“Quando você quer mudar a vida das pessoas, você consegue. O Estado é composto pelas mesmas secretarias que tem no município. O porquê dessas secretarias, como a Saúde, não fazerem a devida diferença no nosso município, é porque de repente você não tenha representatividade”, pontuou.
Apoiado pelo ex-prefeito durante as eleições de 2020, Marco Antônio Lage enfatizou a necessidade de “recomendar” um entre os vários candidatos da região a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), como seu correligionário Bernardo Mucida (PSB).
“Sabemos que a eleição para deputado muitas vezes é pulverizada. Tem deputado que vem para Itabira e tem votos aqui, são vários. Mas a gente tem a obrigação de recomendar o voto em quem conhece a realidade da cidade. Mais do que conhecer a realidade de Itabira, quem está no dia a dia e conhece essa cidade como poucos. Por isso, recomendo o voto em João Izael, porque Itabira e nossa região precisam”, disse o atual prefeito itabirano.
Outro a discursar durante a noite foi o vereador Júlio do Combem. Para ele, o lançamento da pré-candidatura faz parte de uma “dívida” assumida por João Izael com a cidade.
“Há algum tempo, eu era uma pessoa que não gostava de política, e falava mal de políticos. Às vezes ainda me deparo fazendo isso, mas percebo que hoje estou nesse grupo, que precisa sempre estar pensando que é a partir dessa ferramenta que transformamos a sociedade. Dentro disso, nas conversas com João, eu ouvi ele uma vez dizer que tem uma responsabilidade, uma dívida com Itabira. E acho isso fundamental. A partir do momento que ouvi isso, eu e várias pessoas da sociedade temos cobrado dele essa dívida. Não é uma dívida que está escrita em um lugar, mas um compromisso como cidadão. E esse momento, João, representa exatamente isso”, afirmou o vereador.