Em meio ao coronavírus, população de Barão sofre com a dengue
Até o momento já foram confirmados 79 casos no município
Em meio à preocupação voltada para a pandemia do coronavírus, a população de Barão de Cocais sofre também com a dengue. Até o momento, já foram confirmados 79 casos no município da doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o levantamento de casos notificados até o dia 23 deste mês mostra 79 casos positivos, 115 negativos, dois indefinidos e outros 32 em investigação. O município tem incidência considerada de média gravidade pela Secretaria de Estado de Saúde.
Moradora da rua Moura Monteiro, Helena Reis foi diagnosticada com dengue nesta sexta-feira (24). A cocaiense conta que procurou o órgão público por diversas vezes para relatar focos do mosquito em casas vizinhas que estão vazias desde que a barragem Sul Superior na Mina de Gongo Soco foi colocada em risco iminente de rompimento, transformando a rua em zona secundária de salvamento (ZSS).
“A metade dessa rua está com 10 imóveis fechados, abandonados. Procurei a epidemiologia, que me informou que não tinha autonomia para entrar nos imóveis. Sugeriram que eu procurasse o Meio Ambiente e assim fiz, diretamente com o secretário. Por sua vez, quando falei com o secretário ele disse que o setor responsável era sim a epidemiologia”, relata.
Helena lembra ainda que o receio dos moradores da rua com a dengue já vinha desde o início do ano, mas, agora, com a pandemia do coronavírus, os olhos do município se voltaram para outras questões. “Um empurra-empurra tremendo. Resultado, apresentei todos os sintomas de dengue. Procurei o hospital na manhã desta sexta e não deu outra, estou com dengue e ela está se alastrando em Barão cada vez mais. Os responsáveis estão de olhos vendados”, critica.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barão de Cocais, o município tem realizado ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, como visitas domiciliares e conscientização.