Em novo relatório, Vale agora ameniza risco de talude em Barão de Cocais – Veja vídeo
A mineradora Vale divulgou nota nesta manhã de terça-feira (28) informando que, agora, a previsão é que o talude na cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, se acomode. Este novo cenário, segundo a mineradora, não traria maiores consequências. Desde o dia 14 de maio, foi anunciada pela mineradora a […]

População em estado de tensão permanente
Comunicado oficial da Vale
Mesmo que não haja ruptura com a queda do talude, a barragem Sul Superior permanece no nível 3.
Por isso, a Vale e as autoridades realizaram simulados e a preparação das comunidades para todos os cenários.
“Todo os residentes das Zonas de Autossalvamento (ZAS) foram realocados, retiramos mais de três mil animais e transferidos peças de arte sacra para locais fora das ZAS”, afirma Barros.
Para garantir a segurança de todos, moradores e trabalhadores, a empresa não irá fazer obras na cava, para evitar ter pessoas trabalhando no local. Já as obras de contenção continuam.
A maior das obras é a construção de uma espécie de bacia que, no caso extremo de rompimento da barragem, ajudaria a reter parte dos rejeitos de minério. Além disso, estão sendo colocadas telas e blocos de granito para diminuir a velocidade do rejeito.
Tanto o talude quanto a barragem são monitorados 24 horas por dia e as previsões são revistas diariamente.
“Lamentamos muito o impacto que estamos causando para a população e também para a cidade de Barão de Cocais. Mas a Vale não mede esforços para garantir a segurança da comunidade”, finaliza o diretor.