Em primeira reunião ordinária, Vetão exalta autonomia e independência dos poderes
Após o discurso, o presidente convidou representante do Saae para esclarecer problemas no abastecimento de água
O calendário anual de reuniões ordinárias da Câmara de Itabira foi aberto nesta terça-feira (2). O presidente da Casa, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), conduziu uma reunião tranquila no plenarinho, que deliberou a transferência da sessão legislativa para o Centro Cultural, além de requerimentos e indicações à Prefeitura. Em breve discurso, Vetão proclamou a independência e a autonomia com que o trabalho legislativo será executado.
“Tenho a certeza absoluta que quem pautará todos os projetos desta Casa serão os senhores, vereadores. Com o prefeito nós teremos uma parceria, o ouvido atento. Mas, quem vai pautar o Poder Legislativo, com certeza, serão vocês, vereadores”, enfatizou o presidente, ao lado da vice, Rosilene Félix (MDB), do primeiro secretário, Reinaldo Lacerda (PSDB), e do segundo secretário, Sidney “do Salão” (PTB).
Depois de acentuar a separação dos poderes, Vetão manifestou preocupação com episódios de falta d’água e coloração da água que chega às torneiras em alguns bairros. O parlamentar convidou José Antônio Reis Lopes, diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira para comparecer à Câmara e dar esclarecimentos.
“A questão da água é uma questão preocupante. O pedido para José Antônio estar presente na Câmara não quer dizer uma ruptura de Vetão com o governo. Pelo contrário. O próprio prefeito nos deu essa liberdade de conversas tratativas com os secretários. É importante para a população entender quais são os rumos que o nosso Saae vai tomar”, continuou.
Nesta terça, a Prefeitura informou que o rompimento de uma adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza provocou o desabastecimento de metade dos lares de Itabira, sobretudo em bairros mais altos, como Gabiroba, Santa Tereza, Santa Ruth, Amazonas, Areão, Juca Batista, João XXIII, Fênix, Bálsamos, Barreiro e Bethânia.