Em tempos de crise

“Veio a palavra do Senhor a Jeremias, segunda vez, estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda, dizendo: assim diz o Senhor que faz estas coisas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jeremias 33:1-3)

Em tempos de crise
Foto: Reprodução/Internet
O conteúdo continua após o anúncio


Crise, segundo o dicionário é episódio desgastante, complicado, situação de tensão, conflito, tribulação, contratempo, desgosto, momento difícil, crítico, decisivo, situação grave, acompanhada de busca penosa por solução. Quem nunca passou ou enfrentou tempos de crise? O profeta Jeremias, por exemplo, personagem do texto bíblico citado no início deste artigo, estava passando por um tempo de crise bem complicado, depois de entregar uma mensagem de Deus ao rei Zedequias, o mesmo, mandou que o prendessem, por que não gostou e não concordou com o conteúdo daquela mensagem.

Entenda, Deus não fala o que queremos ouvir, Ele fala o que precisamos ouvir. Mas há quem não goste de ouvir a verdade, isso é um fato. Com a crise de Jeremias aprendemos alguns conselhos dados pelo próprio Deus a ele, para que pudesse superar aquela fase difícil.

O primeiro conselho, ouça a Palavra de Deus (“Veio a palavra do Senhor a Jeremias… dizendo: Assim diz o Senhor…”. Deus fala conosco em tempos de crise, Ele sempre encontra uma maneira de se comunicar conosco. Uma música, uma mensagem, uma literatura, uma coluna na Defato (kkk). Alguém disse que não podemos reclamar que Deus está em silêncio se mantemos a nossa Bíblia fechada. Às vezes a Palavra de Deus não nos tira da crise de imediato, mas nos conforta nela, nos encoraja e nos ajuda a suporta-la e em fim supera-la.

Clame a Deus (“Invoca-me… Clame a mim…”). Esse foi o segundo conselho dado por Deus a Jeremias. Deus o aconselhou a orar. Em tempos de crise é o que as pessoas menos fazem, sob o argumento de que estão se sentindo fracas demais para buscarem a Deus. Se Deus mandou Jeremias orar é por que ele não estava orando. Entenda, Deus não ajuda quem está sofrendo, Deus ajuda quem está orando. Quando ele pôde ouvir a voz de Deus, esta o orientou a orar.

O terceiro conselho foi, espere a resposta de Deus (“…responder-te-ei…”). Não se desespere, espere. Deus garantiu a Jeremias que iria responde-lo. Temos a mesma garantia da parte de Deus. A única oração que Deus não responde é a que não fazemos. Ele jamais vai nos deixar no vácuo. A oração nunca é em vão. Experimente!

Espere mais de Deus, foi o quarto conselho que Jeremias recebeu (“…anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”). Acredite Deus vai te surpreender (“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”)

Concluindo, em tempos de crise ouça a palavra de Deus, ore, espere a resposta e espere mais de Deus. Transforme sua crise em oportunidade para experimentar o sobrenatural de Deus.

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS