Em BH: polícia prende suspeito de planejar roubo de mais de R$ 250 mil em ouro e dinheiro

O suspeito de 36 anos foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça

Em BH: polícia prende suspeito de planejar roubo de mais de R$ 250 mil em ouro e dinheiro
Polícia apreendeu bens que foram furtados no ano passado, (Foto: Divulgação/PCMG)

No dia 9 de fevereiro de 2023, quatro suspeitos cometeram um assalto à mão armada e renderam o proprietário, de 69 anos, de uma ourivesaria, estabelecimento que comercializa metais preciosos, localiza na região Central de Belo Horizonte. Quase um ano depois, a Polícia Civil prendeu preventivamente um homem, de 36 anos, apontado como mentor intelectual do crime. Ele foi preso nessa quinta-feira e três veículos foram apreendidos.

A Prisão faz parte da segunda fase da operação Aurum, cumprindo mandados de busca e de prisão na capital. Durante as investigações, conduzidas pela 4ª Delegacia de Polícia Centro, a equipe identificou os quatro investigados, com idades entre 25 e 40 anos, e concluiu que um deles se aproveitou de abuso de confiança com a vítima para entrar no estabelecimento.

Parte do material subtraído foi recuperado pela Polícia Civil durante as investigações e também na primeira fase da operação, deflagrada no dia 23 de maio do ano passado. O delegado Alessandro Carlos Rodrigues Santa Gema, à frente das apurações, explica que essa segunda etapa da ação policial teve como objetivo prender preventivamente o suspeito de planejar o crime, assim como apreender o material subtraído. “Dessa forma, impedimos o enriquecimento ilícito dos suspeitos e temos condição de posteriormente ressarcir a vítima”, informou.

Ainda segundo o delegado, todos os investigados têm registros policiais anteriores por diversos crimes, entre os quais, furtos, roubos, receptações, posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. “Com o total esclarecimento da autoria, recuperação de parte dos bens roubados e apreensão do proveito do crime, a Polícia Civil conclui o inquérito com indiciamento dos quatro investigados”, pontuou Santa Gema.

A segunda fase da operação Aurum foi concluída com a apreensão de três veículos – dois carros e uma motocicleta –, além de outros bens, visando à desestruturação financeira da quadrilha. O suspeito de 36 anos foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.