Emídia Tércia, ex-presidente da APAE Itabira, morre aos 80 anos
Referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, ela dedicou a vida ao movimento apaiano
A manhã deste sábado (8) foi marcada por tristeza para a comunidade itabirana. Faleceu, em casa, aos 80 anos, Emídia Tércia Santos Figueiredo, ex-presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itabira. Emídia lutava há dois anos contra um câncer de pulmão e, mesmo enfrentando a doença, manteve-se ativa e preocupada com a causa que abraçou por toda a vida.
Seu nome está diretamente ligado à história da APAE em Itabira, instituição que completou 50 anos de atuação ano passado. Antes mesmo de assumir a presidência, Emídia já era uma incansável defensora dos direitos das pessoas com deficiência. No comando da entidade, esteve à frente por quatro mandatos (2002-2004, 2005-2007, 2011-2013 e 2014-2016), deixando um legado de dedicação, amor e transformação.
Durante sua última gestão, entre 2014 e 2016, Emídia recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Itabira pelo trabalho realizado à frente da associação. O reconhecimento destacou o compromisso da APAE com a qualidade do atendimento aos assistidos, garantindo bem-estar, inclusão e melhores condições de convívio social para os usuários e suas famílias.
A luta de Emídia começou dentro de casa. Mãe de Eliete Santos Figueiredo, que tem Deficiência Intelectual Moderada, ela viveu de perto os desafios enfrentados pelas famílias e entendeu que poderia fazer mais pelo coletivo. Assim, tornou-se uma das principais vozes do movimento apaiano, lutando por inclusão, respeito e qualidade de vida para centenas de crianças, jovens e adultos atendidos pela APAE.
Mesmo após deixar a presidência, Emídia nunca se afastou do movimento. Segundo Sayonara Torres, fisioterapeuta e coordenadora da Equipe de Saúde da APAE, a ex-presidente era uma inspiração. “Ela lutava pelo movimento apaiano com muito amor e dedicação”, relembra.
A ex-presidente da instituição, Maria Raimunda Lacerda Sobrinho, também destaca o compromisso de Emídia com a causa: “Quando Emídia saiu da diretoria, ela sempre dizia: ‘Eu saí da APAE, mas a APAE não saiu de mim’.”
A Prefeitura de Itabira emitiu uma nota de pesar:
“A Prefeitura de Itabira lamenta profundamente o falecimento de dona Emídia Tércia Santos Figueiredo, ex-presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itabira.
Dona Tércia foi presidente da associação por quatro mandatos e dedicou boa parte de sua vida à defesa das pessoas com deficiência. Amou com fervor a Apae e fez com que todos os itabiranos também amassem essa entidade.
Aos familiares, amigos e toda comunidade apaeana de Itabira, nossos sentimentos e desejos de força e amparo neste momento de dor.”
O velório será realizado amanhã, (9), no Memorial Santa Terezinha, das 8 às 13 horas.