Empresários planejam carreata para pressionar por abertura de lojas em Monlevade
Movimento pela abertura do comércio ganha força também em outros municípios de Minas Gerais
O movimento de alguns lojistas e comerciantes pela abertura de lojas mesmo com decreto municipal e estadual que determina o isolamento social ganha força em João Monlevade. Alguns empresários organizam uma carreata na cidade neste sábado (28), como forma de pressionar a Prefeitura para rever a questão. O comércio na cidade não abre as portas desde o último sábado, com exceções dos tidos como essenciais, como supermercados e farmácias.
A reportagem da DeFato entrou em contato com a Polícia Militar em João Monlevade. A instituição está ciente do movimento e justificou que não pode impedir, já que é prerrogativa constitucional. A PM pede apenas que seja feito de forma ordeira. Importante destacar que o movimento dos comerciantes não é uma exclusividade em Monlevade. Em Ipatinga, por exemplo, empresários também defendem a reabertura de lojas.
Opiniões
Nas redes sociais, há aqueles que são favoráveis e outros contrários. Para alguns, desde que o empresário adote medidas preventivas como não permitir a aglomeração de pessoas em seu estabelecimento comercial, é possível abrir as portas. Já outros interpretam a ação como risco à saúde devido a pandemia