Encontro no parque: evento fomenta economia local e turismo
O Parque Natural do Ribeirão São José recebeu a terceira edição do projeto nesse domingo (4)
O projeto “Encontro no parque” chega à sua terceira edição e realiza evento no Parque Natural do Ribeirão São José. No último domingo (4), os moradores da comunidade do Ribeirão recebeu os visitantes para um dia recheado de atividades, música e gastronomia regional.
A Prefeitura de Itabira é quem promove o projeto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA). A ideia é fomentar a produção local e atrair turistas, tendo o parque como ponto de encontro. O superintende de meio Ambiente da SMA, Diego Pimenta, explica que o “Encontro no parque” faz parte de um projeto maior, o Mosaico de Unidades de Conservação.
“Por meio dos encontros, a gente estimula a comunidade que mora próximo às unidades de conservação do município a se apropriarem desse espaço. Também é uma forma de fomentar a produção local da comunidade, bem como a visitação turística”, detalha.
Para isso, a secretaria de Meio Ambiente conta com o apoio de outros órgãos municipais como as secretarias de Desenvolvimento Econômico – por meio do departamento de Turismo -; Esportes, Lazer e Juventude; Agricultura e Abastecimento, Itaurb, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), entre outras.
Programação especial
Para essa edição do “Encontro no parque”, a Prefeitura de Itabira preparou uma programação especial. O Parque Natural do Ribeirão São José abriga uma usina hidroelétrica construída em 1915. Os visitantes puderam conhecer o prédio histórico, percorrer as trilhas que levam à nascente que alimentava a usina e se encantar com a belíssima cachoeira em meio a um paredão de pedras.
Para a criançada, aconteceram atividades recreativas com direito a mesa de ping-pong, pintura e diversificadas brincadeiras. Para os adultos, muita música com o cantor Marcus das Serras e a banda Four Tons. Nas barraquinha, de responsabilidade dos moradores das comunidades do Ribeirão, uma variada quantidade de quitutes de produção própria.
A moradora Eliete Natividade Lucas contou que teve medo de não conseguir vender seus produtos. “Hoje foi muito bom, fiquei na preocupação se ia vender tudo o que eu fiz. Foi pouco! Tive que ir em casa fazer mais! Na minha barraquinha tinham produtos que a gente faz aqui mesmo, na roça: bolo de fubá com rapadura, pastel comum e coxinha”, comentou.
Nas outras barraquinhas, o público presente também pôde comprar produtos de quitanda, como biscoitos e roscas; bolo de pote; bombons; pão de mel; pirulito; mingau de milho; arroz doce; churrasquinho; salgados; entre outros. Havia ainda moradores vendendo artesanatos como tapetes, cachecóis, gorros e bonés.
Ver essa foto no Instagram
Geração de renda
Diego Pimenta ressalta que o projeto tem sido bem-sucedido e recebido com animação pelos moradores. “A gente vem percebendo que a comunidade, agora, se prepara melhor para receber os visitantes. O intuito é que, futuramente, eles consigam atender aos visitantes e turistas sozinhos, com o mínimo de interferência do Município”.
Um desejo compartilhado por Eliete. A moradora do Ribeirão São José frisa que os residentes da localidade esperam seguir colhendo bons frutos para mudar a realidade do local, que fica localizado há cerca de 30 quilômetros do centro de Itabira.
“O que queremos é gerar renda e manter os eventos para arrecadar um dinheirinho. Já está ajudando muito. Nossa meta é construir uma sede da comunidade para atender a todo mundo e ter uma salinha de consultas médicas. Assim, o profissional vir até nós para atendimentos simples, evitando nosso deslocamento até a cidade”, finaliza Eliete.
Confira as fotos do evento!