Enem começa em clima de tranquilidade em Itabira e região

Polícia Militar montou esquema especial de segurança para este dia de provas

Enem começa em clima de tranquilidade em Itabira e região
Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou em clima de tranquilidade em Itabira e região, sem nenhuma ocorrência sendo atendida pela Polícia Militar. A informação é do subcomandante do 26º Batalhão, major Rogério Fernandes, responsável pela coordenação dos trabalhos neste domingo, dia 3. “Os portões dos locais de prova fecharam às 13h e não tivemos nenhuma demanda de atendimento policial”, declarou.

As provas estão sendo aplicadas em Itabira na sede da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), da Escola Estadual Major Lage e da Escola Estadual Nossa Senhora das Dores. Além de Itabira, na área do 26º Batalhão, o Enem também acontece em Carmésia, Santa Barbára e Barão de Cocais.

O major Rogério Fernandes informou que foi planejado um esquema especial de policiamento com ronda itinerante na porta dos locais onde estão sendo realizadas as provas. Esse trabalho irá permanecer até o término do Enem neste domingo, marcado para as 19h. Além disso, segundo o subcomandante, foi criado um grupo de WhatsApp com a participação de todos os policiais envolvidos no trabalho para facilitar a comunicação em caso de algum intercorrência.

Inep 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os portões fecharam às 13h. Entre 13h e 13h30, o participante aguardou na sala de aplicação até que fosse autorizado o início do exame. Durante esse período, foram realizados procedimentos de segurança, como fiscalização dos lanches e conferência dos documentos de identificação já apresentados para o acesso à sala. O envelope porta-objetos deve ser mantido embaixo da carteira, durante a realização das provas. O envelope, entregue pelos aplicadores, deveria ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas.

Cerca de 5,1 milhões de estudantes em todo o país estão inscritos no Enem. O exame é aplicado em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Os candidatos farão neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, terão cinco horas e meia para resolver as questões.

Os participantes só poderão deixar as salas, em definitivo, duas horas após o início das provas, portanto às 15h30, sob pena de eliminação do participante. Só é permitido sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos que antecedem o término das provas, ou seja, a partir das 18h30. (Com Agência Brasil)