Entenda por que algumas frutas e legumes estão com preço “mais em conta” em julho
Confira quais produtos registraram as maiores quedas de preços neste mês
Algumas frutas, legumes e verduras estão com o preço mais em conta atualmente, um efeito dos “hortifrutis de julho”, que puxaram a inflação para baixo na primeira metade do mês. É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – considerado a prévia da inflação oficial do país -, que registrou queda de 0,07% neste mês. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os “legumes de julho”, que devem estar com preço mais baixo, são agrião; alho; batata doce; brócolis, cará; cebola; coco; couve; couve-flor; ervilha-comum; ervilha-torta; hortelã; inhame; louro; mandioca/aipim; mandioquinha/batata-baroa; nabo e rabanete. Já entre as frutas aparecem o abacate; carambola; cupuaçu; laranja lima; maracujá doce; mexerica/tangerina e morango.
Nos primeiros 15 dias de julho, as principais quedas ocorreram ao consumidor no preço do feijão-carioca (-10,20%), óleo de soja (-6,14%), leite longa vida (-2,50%) e das carnes (-2,42%). Já as altas foram registradas para a batata-inglesa (10,25%) e para o alho (3,74%).