Equipe eleita para o Conselho Tutelar de Itabira segue inalterada após recontagem de votos

No entanto, o resultado oficial ainda não foi divulgado devido a irregularidades na eleição; investigações podem durar até janeiro

Equipe eleita para o Conselho Tutelar de Itabira segue inalterada após recontagem de votos
Processo ainda não foi finalizado. Foto: Mariana Ribeiro/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


O trabalho para eleger a nova equipe do Conselho Tutelar itabirano continua. Na manhã desta quarta-feira (4), a comissão responsável pelas eleições revisou os votos apurados no resultado preliminar. Apesar disso, a lista previamente divulgada não foi alterada. Ao todo, foram 4670 votantes, sendo que 30 anularam e 4 votaram em branco.

“Foi mesmo erro de contagem nosso, da comissão. Contamos os votos de um candidato para outro na correria da apuração e hoje a gente fez essa correção com mais tranquilidade”, explica o Presidente da Comissão do Processo de Escolha do Conselho Tutelar Renato Meireles de Araújo, que alegou ser um processo comum nas eleições do conselho itabirano.

Renato aponta que o uso inédito de urnas eletrônicas facilitou o momento de apuração: “Ajudou bastante por ser urna eletrônica pra fazermos essa conferência e registramos um quantitativo maior de votos porque registramos os brancos e nulos”.

Impasse

No entanto, o resultado oficial ainda não pôde ser divulgado. Após receberem dez denúncias de irregularidades por transporte ilegal e boca de urna, a comissão se reuniu com autoridades jurídicas e do poder executivo para analisá-las e agora adotará os procedimentos previstos. “A gente vai iniciar os trâmites legais e tomar as providências cabíveis, notificando cada candidato que recebeu a denúncia para ele ter direito de entrar com a defesa. No momento,  a gente não pode tirar nenhuma conclusão, estamos investigando”, alega Renato.

A primeira denúncia foi feita na sexta-feira (29). No dia da eleição (1), oito pessoas denunciaram irregularidades e, ontem (3), a equipe recebeu mais uma notificação. Segundo o presidente, a comissão irá agir com celeridade e oferecer o direito de defesa a candidaturas investigadas.

Confira a apuração dos votos:

Equipe efetiva:

Karyna Moreira 652

Mayra Portilho 590

Gabriella da Silva 523

Marconi do Carmo 469

Lélis Santos 396

 

Suplentes:

Bárbara Fonseca 318

Leandro Ribeiro 306

Maria Alice 283

Sandra de Oliveira 268

Angélica Madeira 267

 

Excedentes:

Aparecida Viana 241

Joe de Souza 145

Adélia Ferreira 98

Josiane Santos 80

 

Galeria de Fotos