Escassez de profissionais dificulta abertura de leitos, diz Prefeitura

Município chegou a ter 100% dos leitos UTI ocupados nos últimos dias

Escassez de profissionais dificulta abertura de leitos, diz Prefeitura
Foto: Gustavo Linhares / HNSD
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira não passou incólume pelo aumento dos casos de Covid-19 no país. Desde o dia 31 de janeiro, foram registradas três mortes decorrentes do coronavírus na cidade. As taxas de internação, outrora baixas, voltaram a subir também.

Na noite do último domingo, por exemplo, todos os leitos de UTI disponíveis no município estavam ocupados. Felizmente, os números diminuíram (ontem estavam em 50% para UTI e 52% para enfermaria), mas permanecem em um nível de alerta.

Procurada pela reportagem da DeFato, a Prefeitura se pronunciou sobre uma possível abertura de novos leitos em Itabira. Segundo o executivo municipal, foram criados quatro novos leitos UTI nesta semana. Além disso, a medida é adotada de acordo com o momento pandêmico vivido pela cidade, diz a gestão municipal.

“A Prefeitura abriu quatro novas unidades de UTI-Covid nesta semana e 15 de enfermaria ao longo do mês, totalizando 14 leitos de UTI-Covid e 25 leitos de enfermaria Covid. A gestão de leitos tem sido feita durante toda a pandemia, sempre em observância ao momento atual e às respostas que este momento exige”, explica.

O município também afirma que a escassez de profissionais de saúde dificulta a abertura de novos leitos. “Vale ressaltar também que a abertura de novos leitos depende, também, de recursos humanos (não é só abrir, tem que ter quem opera, gerencia…etc). E Itabira, assim como as demais cidades do país, vive escassez desses profissionais, seja por afastamento, exaustão ou aumento de demanda de atendimento. “

Internação de crianças

O aumento da taxa de internação entre o público infantil tem preocupado o país. Dados enviados por 14 estados ao jornal Globo demonstram que entre o fim de dezembro e o dia 27 de janeiro, houve um aumento de 85% no número de crianças hospitalizadas.

Mas, de acordo com a Prefeitura, a realidade é outra em Itabira. Até a última quarta-feira (2), não havia registro de crianças internadas na cidade. Até aqui, 464 pessoas deste público, em específico, foram imunizadas. A vacinação prossegue no próximo sábado para os itabiranos entre 9 e 10 anos.

Última atualização

Nas últimas 24 horas, foram registrados 247 novos casos da Covid-19 em Itabira, de acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura. Com isso, a cidade chega aos 28.412 testes positivos desde o início da pandemia, em março de 2020.

Também é alto o número de itabiranos cumprindo isolamento domicilar, embora tenha havido uma queda em relação a ontem. Hoje, 1.181 estão nesta condição em Itabira. Felizmente, nenhum óbito foi notificado neste mesmo período, fazendo com que o município siga com 247 vítimas da Covid-19.

São 20 pessoas internadas em decorrência do coronavírus nos hospitais itabiranos. Destes, 13 estão enfermaria (um caso suspeito) e sete ocupam leitos UTI (um suspeito). Não há registro de itabiranos internados em outros municípios.