Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Itabira lança Parlamento Jovem de Minas 2024
O projeto tem como objetivo promover a formação política e cidadã entre estudantes do Ensino Médio
Na tarde da última quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Itabira, por meio da Escola do Legislativo, realizou a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024. Estudantes e professores das cinco escolas da cidade que aderiram ao projeto participaram do evento, que contou, também, com os vereadores Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho da Autoescola” (MDB) e Rosilene Félix Guimarães “Rose” (MDB), que também presidente a Escola do Legislativo.
Neste ano, o tema do Parlamento Jovem é “Melhorias no Ensino Escolar”, dividido nos subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”. Durante o lançamento, os alunos participaram de um momento de reflexão com o sociólogo Maycon Rozza, que falou sobre a importância do protagonismo jovem na política.
A presidente da Escola do Legislativo, Rose Felix, disse que “o parlamento jovem é uma excelente iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que contribui muito para o desenvolvimento cidadão dos jovens na capital mineira e nas cidades do interior, porque possibilita discussões de interesses amplos que impactam diretamente na sociedade”.
“O tema deste ano é ‘Melhorias no Ensino Escolar’, que é um tema que realmente precisa ser debatido. Nós precisamos analisar o que está sendo discutido e se as políticas implementadas nas escolas hoje acompanham o desenvolvimento da sociedade atual, o nível tecnológico que nós estamos, se as disciplinas ensinadas ali estão condizentes com a atualização que ocorre no mundo moderno, no dia a dia”, complementou Rose Félix.
A diretora da Escola do Legislativo, Ana Luiza Torres, falou com os estudantes sobre o tema de 2024. Para ela, é muito importante eles terem a oportunidade de frequentar espaços como a Câmara Municipal. “A importância do Parlamento Jovem, o qual chamamos de PJ, é criar a oportunidade dos jovens do ensino médio conhecerem melhor e participarem ativamente da elaboração de políticas públicas, exercendo assim a sua cidadania frente ao Poder Legislativo Municipal e Estadual”, afirmou.
A partir do lançamento, os estudantes iniciam as atividades nas oficinas de formação, tanto política quanto temática. Após essa etapa, eles iniciarão a elaboração de proposta sobre o tema desta edição do Parlamento Jovem, com o auxílio dos coordenadores.
Em 2024, participam do projeto: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA), Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães, Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Escola Estadual da Fazenda da Betânia e Escola Estadual Professora Marciana Magalhães.
O diretor da Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Jhonatan dos Santos Ferreira, afirmou que a sua escola “sempre aderiu ao Parlamento Jovem desde que foi implantado aqui em Itabira. É uma oportunidade de trabalharmos a formação da democracia para a cidadania dos nossos alunos. O tema deste ano traz um novo desafio de repensarmos os papéis sociais da escola, pensar também uma nova forma de ensinar e aprender, bem como os desafios do novo ensino médio”.
“Dar esse protagonismo aos nossos alunos para pensar em escolas públicas, em políticas públicas mais efetivas para os impactos sociais e de modo geral serem resolvidos. Tudo começa pela educação, então é de extrema importância a escola Marciana Magalhães continuar nessa parceria com o Parlamento Jovem”, prosseguiu.
Itabira faz parte do Polo do Médio Piracicaba do Parlamento Jovem, assim como as cidades de Catas Altas, Nova Era, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo.
O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Itabira. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e demais câmaras municipais visando a formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.