Escolas de Ouro Preto tem até 7 de junho para se inscrever nas sessões da 17ª CineOP

Alunos e educadores serão beneficiados com programação que une cinema e educação através da exibição de filmes e debates

Escolas de Ouro Preto tem até 7 de junho para se inscrever nas sessões da 17ª CineOP
Foto: Divulgação

Em mais uma edição, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto leva o universo cinematográfico para mais perto de crianças, adolescentes e educadores da rede pública da cidade através do programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema. A programação é gratuita e propõe criar um espaço de confraternização e aprendizado entre estudantes a partir da sétima arte, vai contar com sessões de cinema seguidas de debates, oficinas e lançamento de livros. As escolas interessadas em participar deverão se inscrever gratuitamente até o dia 7 de junho pelo site cineop.com.br. A 18ª CineOP vai acontecer de 21 a 26 de junho.

A  CineOP irá reafirmar e fortalecer o seu compromisso de tratar o cinema como patrimônio e tendo como focos a preservação, história e educação.“É maravilhoso perceber como ao longo dos anos a comunidade escolar é impactada por esse projeto que traz a oportunidade de utilizar o audiovisual como ferramenta didática multidisciplinar. Esse ano nossa expectativa é atender 2 mil alunos no Cine-Expressão que é uma vertente fundamental do CineOP, desde a sua criação. Essa iniciativa reafirma o compromisso da Mostra de promover ações que beneficiem diretamente os moradores de Ouro Preto, além de aproximar o universo escolar da ação cultural , instigar a sensibilidade, formar público e multiplicar conhecimentos”, ressalta Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.

Crianças e adolescentes, de cinco a 14 anos, poderão assistir a produções nacionais voltadas para sua faixa etária e participar de bate-papos após a exibição do Cine-escola. Ao todo, serão 21 sessões de cinema com 13 filmes brasileiros que apresentam temas universais e educativos para a formação de crianças e jovens. Os filmes serão exibidos nos dias 21, 22, 23, 25 e 26 de junho (quarta, quinta, sexta e segunda) sempre às 8h30 e 14h, no Cine-Teatro (Centro de Artes e Convenções).Todas as sessões são exclusivamente para as escolas previamente inscritas.

As escolas participantes recebem o material pedagógico de cada filme elaborado exclusivamente para o programa visando contribuir para o debate e a reflexão na sala de aula sobre os temas e abordagens que os filmes oferecem em suas histórias. De acordo com Ramina El Shadai, responsável pela curadoria dos filmes do Cine-Escola, as obras selecionadas têm o potencial de revelar percepções e despertar sensações e conexões.

 “ Falar de cinema é falar de conexões! Realizo todo o processo de curadoria montando uma sessão em que os filmes conversem numa evolução de sensações, enquanto a criança assiste. Os critérios estão muito mais nas possibilidades que os filmes despertam em nós do que em critérios específicos do filme. Montar uma sessão é considerar aquele momento como um ponto de valiosa expansão”, explica Ramina.

Em cartaz, no Cine-Escola

As sessões do Cine-escola foram organizadas por grupos de faixas etárias com a exibição de filmes alinhados com desenvolvimento emocional e ludicidade de cada idade.

Para as crianças de 5 a 7 anos foram escolhidos quatro curtas: 

  • “Sobre Amizades e Bicicletas” (PR), de Júlia Vidal, que será apresentado nos dias 21, 25 e 26/06, às 14h;
  •  a animação de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima, “João no Reino de Papelão” (SP), que está na grade dos dias 21, 25 e 26/06, às 14h; 
  • “A Baleia Mágica” (SP), animação de Douglas Alves Ferreira, marcada para os dias 21 e 26/06, às 14h;
  • e a obra de ficção “Super-heróis” (DF), de Rafael Andrade, em cartaz nos dias 21,25 e 26/06, às 14h.

O segundo grupo é composto por crianças de 8 a 10 anos que terão a oportunidade de assistir a quatro curtas: 

  • no dia 22/06, com sessões às 8h30 e 14h, o filme “Amei te ver” (SP), de Ricardo Garcia;
  •  também no dia 22/06, com sessões às 8h30 e 14h, será exibido “O Monstro do Pântano do Sul” (SC), de Marki Martinz; 
  • a animação “Teo, o menino azul” (SP), de Hygor Amorim, está na programação dos dias 22 e 25/06, às 8h30 e 14h; 
  • e “A Bola da Vez” (GO), de Elder Patrick, com exibição no dia 22/06 às 8h30 e 14h.

Para o público de 11 a 13 anos, os filmes serão exibidos na sexta-feira, dia 23/06, às 8h30 e 14h. Para esse grupo foram selecionados os curtas: 

  • “Bolha” (MG), de Leandro Wenceslau; 
  • “Pedro I” (CE), de Leo Silva; o documentário
  •  “Marlon” (RJ), de Ludmila Curi, 
  • e “A menina e o mar” (RJ), de Gabriel Mellin. Para a turma de 14 anos será exibido o documentário longa-metragem de Eduardo Coutinho, “Últimas Conversas” (RJ), no dia 26/06, às 8h30.

Participe!

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao / No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod / No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção