“Espero contar com Vetão na base do governo”, diz Carlos Henrique de Oliveira

Declaração foi dada nesta segunda-feira, após a reunião de comissões

“Espero contar com Vetão na base do governo”, diz Carlos Henrique de Oliveira
Vetão (em pé) foi “destituído” da liderança do Governo na sexta-feira e substituído por Carlos Henrique (sentado). Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Novo líder do Governo na Câmara, Carlos Henrique de Oliveira (PDT) espera que seu antecessor no cargo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), siga na base governista. A declaração foi dada nesta segunda-feira (13), dois dias após a oficialização da troca. À imprensa, Carlos Henrique adotou discurso bastante pragmático e harmônico.

Apesar de ser alçado ao cargo, o pedetista prometeu manter postura independente da gestão Marco Antônio Lage. “Eu digo muito que as pessoas não mudam, elas só mostram realmente quem são. A postura vai ser a mesma, o que vou fazer aqui é ter um diálogo melhor do governo com cada vereador, até mesmo da oposição. Inclusive, já convidei o Luciano para participar amanhã da reinauguração da quadra do Clóvis Alvim, é aproximar os vereadores da base e da oposição da comunidade, principalmente da prefeitura. E o interesse maior é a população de Itabira, e vamos juntos trabalhar”, disse.

Questionado sobre o risco de enfrentar o mesmo impasse relatado por Vetão – que disse deixar liderança do Governo por diferenças de posicionamentos com o Governo Municipal -, Carlos Henrique rechaçou a possibilidade. Além disso, deixou um recado ao colega de Legislativo.

“Para mim é muito tranquilo, porque tenho um bom relacionamento com o Vetão e demais vereadores. Ainda não sei o porquê da saída dele, mas pra mim é muito tranquilo, continuo tendo bom relacionamento com ele. Espero que possamos seguir contando com ele na base do governo, acredito que ele não deixará de ser base, simplesmente deixará no momento de ser líder do governo”.

Por fim, o parlamentar também anunciou o fim da função de vice-líder do Governo, ocupada justamente por ele anteriormente. “E já digo: não vamos criar vice-líder. Todos os vereadores (da base) farão o papel de vice-líder aqui na casa, estamos tirando essa função para que todos possam ajudar”, concluiu.

Entenda

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Itabira surpreendeu e comunicou que Vetão não é mais o líder de governo na Câmara Municipal. A mudança aconteceu três dias após o governo Marco Antônio Lage (PSB) amargar duas duras derrotas no Legislativo — o que só foi possível com a conivência de parlamentares da base governista, entre eles o próprio Vetão.

A decisão do prefeito Marco Antônio Lage foi comunicada em uma breve nota divulgada pela sua assessoria de comunicação — publicada na íntegra a seguir:

“A Prefeitura de Itabira comunica a substituição na liderança do governo na Câmara de Vereadores. A função passa a ser ocupada por Carlos Henrique de Oliveira (PDT). O prefeito Marco Antônio Lage agradece ao vereador Weverton Andrade ‘Vetão’ pela dedicação na liderança de governo até a presente data”.