Espiritualidade cristã
A espiritualidade é vida no Espírito Santo. É a busca pelo compromisso consigo e com o mundo que nos rodeia, num intenso convívio com o Espirito de Deus.
![Espiritualidade cristã Espiritualidade cristã](https://defatoonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-17.50.40-1.jpeg)
![](https://defatoonline.com.br/wp-content/uploads/2021/11/NE-anuncio-400x75-1.jpg)
Algumas pessoas perguntam o que é a espiritualidade. Vou tentar, com simplicidade, responder a esse questionamento.
ESPIRITUALIDADE é a relação do homem com Deus e tudo o que essa relação inclui nas formas e atitudes de expressão. Vale destacar que a realidade na qual vem essa espiritualidade pode ser chamada de “piedade”.
O que é a espiritualidade, segundo a fé cristã? É mais do que “religiosidade” (…). Não significa unicamente “piedade” (…). Segundo Moltmann, a “espiritualidade quer dizer literalmente, uma vida no Espírito de Deus, um intenso convívio com o Espírito de Deus”. (Cf. Jürgen Moltmann: O Espírito da Vida. Uma pneumatologia integral, p. 87). A Espiritualidade é viver a vida única que tenho, recebendo dos outros e doando-me aos outros.
As duas grandes tarefas do processo de desenvolvimento espiritual, são o Enraizamento e a Abertura.
As duas grandes violências que bloqueiam o desenvolvimento espiritual, são:
- Desprezar o enraizamento e romper os vínculos fundadores por ignorância, ingratidão ou imitação.
- Fechamento aos outros e recusa das rupturas por medo, falta de “fé” ou desejo de dominação.
O objetivo da Direção Espiritual, que sempre fez parte da tradição cristã, é ajudar uma pessoa a desenvolver uma relação mais profunda com Deus e discernir melhor a ação do Espírito Santo em suas vidas, tornando-a alguém mais próxima do amor de Jesus e fortalecida no caminho da santidade.
Então, podemos perceber que muitas pessoas precisam de um Diretor(a) Espiritual que pode ser um Padre, um Diácono, uma Irmã ou um Leigo que as ajudem a discernir os sinais da vontade de Deus em sua vida.
O que é a Direção Espiritual?
- “Uma ajuda que um cristão oferece a outro cristão para alcançar a maturidade espiritual”. (Frei Patrício Sciadini – A pedagogia da direção espiritual);
- A ajuda de um “irmão mais velho”, mais experimentado na vida interior;
- Um discernimento acompanhado sobre o seguimento de Jesus;
- Uma memória fraterna do meu processo humano- espiritual;
- Uma autoridade espiritual que me ajuda a ser autor da minha vida.
O que não é Direção Espiritual?
- Terapia psicológica;
- A consulta a um “guru”;
- Uma confissão sacramental;
- Um bate-papo entre amigos;
- Uma “sessão de descarrego”.
São Francisco de Sales afirma que existem três qualidades fundamentais para o diretor espiritual: “a caridade, a ciência e a prudência. A caridade consiste em dispensar tempo para atender a pessoa que precisa de direção. Ciência, porque requer conhecimento espiritual, estudo sobre a vida dos santos e sobre as realidades da alma, justamente para conseguir identificar as questões íntimas que a pessoa vive e discernir qual caminho ela deve seguir. A prudência também é necessária nesse caso, a fim de que a direção espiritual não se torne um ‘mero trato de dois amigos’ que partilham algo”.
Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.
O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.