Estudo da FIEMG aponta queda na confiança dos industriais mineiros
O estudo realizado pela Gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG identificou um recuo, pelo segundo mês consecutivo, na confiança no setor.
O índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 0,5 ponto em março (55,8 pontos), em relação ao mês de fevereiro (56,3 pontos), configurando a segunda queda consecutiva do indicador. As informações foram diagnosticadas pelo estudo realizado pela Gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG, que identificou um recuo, pelo segundo mês consecutivo, na confiança no setor.
O resultado mostrou industriais confiantes pelo 20º mês seguido, ao permanecer acima dos 50 pontos, ainda que tenha havido este recuo no ICEI. É destacado que a confiança vem sendo sustentada pela ampla cobertura vacinal contra a Covid-19 em nosso país.
Contudo, a demora na normalização da cadeia de suprimentos e a inflação e taxas de juros estando em patamares muito elevados, segue como grande preocupação para os industriais. Ainda nesse ínterim, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia adicionou incerteza à recuperação econômica mundial.
O índice cresceu 1,1 ponto na comparação com março de 2021 (54,7 pontos), e foi 3,2 pontos maior em relação à sua média histórica (52,6 pontos). O ICEI nacional recuou 0,4 ponto entre fevereiro (55,8 pontos) e março (55,4 pontos). Entretanto, mostrou confiança dos industriais brasileiros pelo 20º mês consecutivo.
O ICEI é uma realização da gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG, a pesquisa foi realizada no período de 3 a 11 de março de 2022 com 72 grandes empresas, 73 médias e 68 pequenas empresas.
Para ler a pesquisa completa, CLIQUE AQUI.