“Eu sei que o Crea-MG é muito importante nas vidas profissionais”, afirma Marcos Gervásio, candidato à presidência da instituição
Entidade promove suas eleições nesta sexta-feira. Além de Gervásio, outros três candidatos tentam o cargo de presidente
Acontece nesta sexta-feira (17) as eleições para a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Dentre os candidatos está Marcos Gervásio, novaerense radicado em João Monlevade e que possui mais de 35 anos de atuação na construção civil — e com larga experiência em entidades de representação da sua categoria.
Em 1989, um ano após se formar engenheiro civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), assumiu a recém-criada inspetoria do Crea-MG em João Monlevade, cargo em que ficou por dois mandatos. Na sequência, foi eleito para outros dois mandatos como presidente da Associação dos Engenheiros de João Monlevade (AEJM), entidade pela qual também foi conselheiro e diretor Técnico e de Fiscalização.
“Fui inspetor, conselheiro e presidente da nossa entidade [da AEJM]. Ocupei todos os cargos de representatividade dentro do conselho. São todos cargos de importância. Quando o presidente Lúcio Borges me convidou para fazer parte da sua gestão [no Crea-MG], isso quando ele assumiu a presidência em janeiro de 2018, foi quando eu tive a honra de participar dessa verdadeira revolução [no Crea-MG]”, detalha.
Para Marcos Gervásio, o trabalho conduzido pelo atual presidente da entidade, Lúcio Borges — seu apoiador na campanha —, transformou a realidade do Crea-MG, colocando a instituição na era tecnologia e promovendo a sua organização financeira — e é justamente a esse projeto de desenvolvimento que ele pretende dar continuidade.
“Temos hoje dois divisores: o Crea antes de 2018 e pós-2018. Hoje está totalmente informatizado, na era tecnológica. Também ficou totalmente saneado, transformando aquele Crea que tinha dificuldade até financeira, dificuldade em todos os processos. Então, de lá pra cá, a gente vem trabalhando. E eu, o presidente [Lúcio Borges], com essa sabedoria toda de gestão, de cuidar da entidade como um todo. Tivemos muito sucesso! E hoje estou colocando aqui meu nome para dar continuidade a todo esse processo que mudou essa história”, afirma Marcos Gervásio.
O candidato a presidente também afirma que a continuidade desse projeto passa pelo cuidado com as boas práticas da profissão e pelo amparo aos profissionais do setor. “Sei a fundo as dores de todos os profissionais: sou do interior, vivo no interior e tenho mais de 35 anos na engenharia. Então, não estou aqui simplesmente para me candidatar ao cargo de presidente. Eu sei que o Crea é muito importante nas vidas profissionais”, diz.
“Temos 125 mil profissionais à espera de que o Crea os ampare, que o Crea dê ajuda na sua vida profissional, coíba ao trabalho dos leigos, que muito nos atrapalha. Que ampare as nossas empresas devidamente registradas, devidamente habilitadas. E é aí que a gente vai trabalhar: ajudando as nossas empresas, ajudando os nossos profissionais, defendendo as nossas carreiras, as nossas profissões. Hoje, com o Crea, tem toda a estrutura para isso. Tem todo um corpo técnico muito competente. Nós priorizamos, nesses cinco anos de gestão [do atual presidente Lúcio Borges], o profissional da casa”, finaliza Marcos Gervásio.
Histórico
Natural da cidade de Nova Era, Marcos Gervásio, aos 14 anos, mudou com a sua família para João Monlevade, onde se formou como técnico em Mecânica. Posteriormente, foi morar em Belo Horizonte para cursar Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formando em 1988.
Ele também possui graduação em Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho, além de ter pós-graduado em avaliações e perícias de Engenharia, fundações e estruturas de contenção, e estruturas em concreto armado. Além de ter feito MBA em Gestão Pública.
Marcos Gervásio mora e trabalha em João Monlevade há 35 anos — atuando no ramo de construção civil, fundações, sondagens e consultoria. Ele é casado com Maria Simoni e pai de dois filhos, que também são entusiastas da engenharia: Marina e Marcos Filho.
Adversários
Marcos Gervásio concorre à presidência do Crea-MG contra o geógrafo Gilberto Carvalho e os engenheiros civiis Gilso de Carvalho Queiroz Filho e Rodrigo Antônio de Paiva.
Você pode conferir o currículo completo e as propostas dos candidatos clicando aqui.
Eleições online
Pela primeira vez, o novo presidente do Crea-MG será escolhido por meio de eleição online. A votação acontece nesta sexta-feira, das 8h às 18h, pelo site www.votaconfea.com.br.
Podem participar profissionais registrados e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 18 de outubro de 2023. O eleitor votará na circunscrição do Crea em que gerou sua última anuidade, independentemente do seu registro originário ou locais onde possuir visto.