Em dezembro de 2020, Ronaldo Lage Magalhães (PTB) se despediu da Prefeitura Municipal de Itabira após cumprir quatro anos de mandato como prefeito. Agora, três meses depois de deixar o executivo itabirano, o petebista assume um cargo no gabinete do deputado Tito Torres (PSDB) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
De acordo com Ronaldo Magalhães, ele terá a missão de assessorar o bloco Sou Minas Gerais, que é formado por sete partidos — Avante, Novo, Pode, PP, PSC, PSDB e Solidariedade — e reúne 21 parlamentares. O grupo compõe a base aliada do governador Romeu Zema (Novo) e tem Tito Torres como vice-líder.
Ronaldo Magalhães foi nomeado no dia 6 de março. Segundo o Diário do Legislativo, a designação aconteceu no padrão VL-36, com carga horária de 6h, para “exercício no gabinete da vice-liderança do bloco Sou Minas Gerais, vice-líder deputado Tito Torres”.
“O Ronaldo é um reconhecido gestor público, fez uma das maiores gestões em seu último mandato de prefeito, já foi deputado e tem muita bagagem para me assessorar. Ele é um ótimo articulador, que conhece de perto a realidade e as demandas da região e de Minas Gerais. Sua experiência, conhecimento, com certeza vão contribuir para o meu trabalho parlamentar”, afirmou Tito Torres.
Histórico
Em Itabira, Ronaldo Magalhães foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico na gestão de Luiz Menezes, entre 1989 e 1992; presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) na gestão Li Guerra, entre 1993 e 1996; vereador, entre 1997 a 2000; prefeito, entre 2001 e 2004 e 2017 e 2020; deputado estadual, de 2007 a 2010; e secretário-adjunto do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, de 2011 a 2012.