Expedição Piracicaba: coordenação do projeto se reúne com o Igam

Encontro aconteceu na Cidade Administrativa e tratou da segunda fase do projeto que apresentará diagnóstico da bacia do Rio Doce

Expedição Piracicaba: coordenação do projeto se reúne com o Igam

Na última semana, aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, uma reunião de alinhamento para o retorno da Expedição Piracicaba — que em 2019 contou com 82 parceiros. O encontro foi realizado entre representantes do projeto, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Rio Doce) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para alinhar as próximas ações da iniciativa, que entra em sua fase de planejamento.

Na pauta de discussões, estava o detalhamento da participação do Igam no projeto. O objetivo é de que o instituto mantenha um analista ambiental atuando junto à equipe equipe da Expedição Piracicaba, assim como já vem acontecendo desde a primeira fase de implantação do projeto. Além de oferecer apoio institucional do Governo de Minas Gerais por meio do órgão.

Durante a reunião, o presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra, explicou como foram realizados os trabalhos em 2019 e seus desdobramentos, citando as conquistas alcançadas pelo projeto em prol da revitalização e integração da bacia. Já Geraldo Magela “Dindão” Gonçalves apresentou o novo modelo do evento 2022, que será focado em seminários a serem realizados em todos os municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio Doce.

Também foi apresentada aos representantes do Igam uma planilha com as demandas necessárias para a implementação dos trabalhos da Expedição Piracicaba. Agora, a coordenação do projeto aguarda o posicionamento do instituto sobre sua atuação junto ao projeto.

O Igam foi representado na reunião por Maria de Lourdes Amaral Nascimento, da Gerência de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas e Articulação à Gestão Participativa (GECBH); Allan de Oliveira Mota, da Gerência de Planejamento de Recursos Hídricos (GPLAN); e Milene Duque, coordenadora de jornalismo do Igam.