Exposição “Fala Quilombo: Uma palavra que tem história” é inaugurada no Museu de Itabira

A exposição apresenta o pensamento de importantes pesquisadores e ativistas negros e conta com objetos vindos de diversas comunidades

Exposição “Fala Quilombo: Uma palavra que tem história” é inaugurada no Museu de Itabira
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Foi inaugurada neste sábado (25), durante o Festival Fala Quilombo, a exposição “Fala Quilombo: Uma palavra que tem história”. Instalada no Museu Histórico de Itabira (Praça do Centenário, 116, Centro), a mostra tem curadoria de Vanessa Faria e segue para visitação até 22 de junho.

A exposição apresenta o pensamento de importantes pesquisadores e ativistas negros e conta com objetos variados vindos de diversas comunidades e que nos mostram um pouco sobre o fazer e o viver cotidiano dentro desses territórios ancestrais. Além disso, a curadoria busca falar de valores e conceitos importantes para a tradição e culturas negras afrodiaspóricas; apresenta, de forma lúdica através de jogos interativos, personagens e acontecimentos históricos que ensinam sobre a luta por liberdade e por direitos ao longo dos séculos e que nos inspiram a seguir em frente.

Com recursos tecnológicos, a exposição também possibilita uma visita virtual aos dois quilombos certificados de Itabira e convida a uma reflexão e ressignificação do 13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura no Brasil – e da luta por liberdade e por direitos da população negra em nosso país.