Exposição “Serro Sem Retoque” é exibida em Belo Horizonte

A mostra traz mais de 70 fotos das paisagens e casarões da quinta cidade mais antiga de Minas registradas pelo fotógrafo Félix Tolentino

Exposição “Serro Sem Retoque” é exibida em Belo Horizonte
Foto: Felix Tolentino/Divulgação

Com fotos de Félix Tolentino e curadoria de Ângelo Oswaldo, o Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, abre suas portas para a exposição “Serro Sem Retoque”. A exposição reúne cerca de 70 fotografias do artista que lança seu olhar sobre a cidade através de imagens que retratam suas belezas naturais e o cotidiano dos moradores. Os trabalhos ficarão expostos no Salão Inimá de Paula e no Mezanino, com entrada franca.

As imagens captam a beleza da cidade, plantada no alto da Serra do Espinhaço; o cotidiano serrano, com seu povo e sua gente; edificações seculares, assim como as monumentais igrejas; as belezas naturais de sua terra, com apresentações exuberantes do natural; e o entorno da cidade, caracterizada como área rural onde se desenvolve a criação de bovinos e a produção do Queijo do Serro, patrimônio imaterial reconhecido em nível nacional. 

Denominada Vila do Príncipe, no período colonial, Serro tem mais de 300 anos de história. É a quinta cidade mais antiga de Minas Gerais, e preserva as mesmas características da época barroca. Félix Nagib Tolentino nasceu no Serro em 1944. Desde cedo, o mineiro já apresentava paixão pelo mundo da fotografia. 

Foto: Felix Tolentino/Divulgação

Em 1938 o Serro torna-se a primeira cidade histórica brasileira a ter seu acervo totalmente tombado pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O autor das fotografias, Felix Tolentino, descreve o  evento pelo lado emocional e assim o apresenta.

“Aquilas Genuit” é a mensagem que vem impressa na bandeira do Serro, antiga Vila do Príncipe, cuja tradução “Ninho de Águias” já revela a sua missão de prover a pátria de bens e homens valorosos.

O fotógrafo quer transmitir, com suas fotos, emoções, lembranças, informações  sobre a cidade, que lugar é esse, como viveu e como vive o seu povo, as belíssimas paisagens, o relicário de tradições que envolve as igrejas, as tortuosas ruas, os chafarizes, o casario colonial, as suas festas populares, as serenatas nas madrugadas e o panorama das áreas rurais, onde são produzidos os famosos queijos do Serro.

Exposição Serro Sem Retoque

Onde: Museu Inimá de Paula
Endereço: rua da Bahia nº 1.201, Centro, Belo Horizonte
Data: até 8 de dezembro
Horário de visitação: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18:30h; quintas, das 12h às 20:30h; domingos, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Informações: (31) 3213-4320