Exposição sobre o tradicional Zé Pereira da Chácara dá início ao Carnaval de Mariana no próximo final de semana

Os catitões, como são chamados os bonecos gigantes do bloco, representam personalidades históricas de Mariana e do Brasil

Exposição sobre o tradicional Zé Pereira da Chácara dá início ao Carnaval de Mariana no próximo final de semana
Foto: Reprodução/Portal Turismo de Mariana

Abrindo a temporada de carnaval em Mariana, no próximo final de semana o Casarão Cláudio Manoel, na Praça da Sé, inaugura uma exposição imersiva contando a história do Zé Pereira da Chácara, bloco carnavalesco mais antigo de Mariana e de Minas Gerais. A exposição fica aberta à visitação de 08 a 05 de março, com programação extra aos sábados, quando será ofertada uma oficina de restauro com os catitões.

Os catitões, como são chamados os bonecos gigantes do bloco, representam personalidades históricas de Mariana e do Brasil, como o escritor marianense Fernando Morais e o comerciante Seu Jadir, proprietário de uma pastelaria no Centro da cidade.

Com o nome “Gigantes da Folia – A história viva do Zé Pereira”, a exposição contará ainda com totens digitais narrando a trajetória do grupo, além de um pequeno estúdio, onde os visitantes poderão fazer fotos com uma câmera polaroid. As fotografias serão impressas e entregues para as pessoas que compartilharem os registros em suas redes sociais, marcando os perfis @prefmariana, @vivamarianamg e @zepereiradachacara no Instagram.

O Zé Pereira da Chácara

Presente em Mariana desde a década de 1850, o Zé Pereira se inspirou nas tradições carnavalescas trazidas do Rio de Janeiro e que se espalharam também por cidades como Olinda e as vizinhas Ouro Preto e Piranga. Os desfiles dos grupos são marcados pela presença dos catitões, que durante o carnaval descem em cortejo do Bairro Chacára até a Praça Gomes Freire.