Falhas em barreiras de Conceição são alvos de questionamentos sobre o controle sanitário do município
Com poucos critérios para permitir a entrada no município, conceicionenses criticam eficiência das estruturas
As barreiras sanitárias implantadas no mês de março, nas quatro entradas que dão acesso à Conceição do Mato Dentro, têm sido motivo de preocupação para os moradores da cidade. A efetividade das estruturas implementadas para conter a disseminação do novo coronavírus começou a ser questionada pelos conceicionenses, uma vez que, ao passar pelas barreiras, poucos critérios são avaliados para permitir a entrada no município.
Um dos critérios cobrados durante a abordagem na barreira é um cadastramento feito a partir dos dados coletados das pessoas que passam por lá. Informações como a placa do carro, nome completo e CPF dos ocupantes do veículo são anotados por agentes contratados pela Prefeitura para um mapeamento. Além disso, outro critério considerado pela barreira é o local de onde a pessoa está vindo e para onde ela pretende ir. Contudo, apesar da coleta de informações, nenhuma avaliação técnica é feita em quem chega na cidade, como por exemplo aferição de temperatura.
De acordo com o vereador Geraldo Celio de Jesus, o Tité, muitas pessoas têm passado pelas barreiras sanitárias sem efetividade de controle da doença. Durante uma reunião realizada na Câmara, o vereador disse que nas barreiras “tem apenas um pessoal que está marcando presença”. Ele afirma que a dinâmica precisa ser melhorada e que só assim pode-se pensar em controle do coronavírus no município.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira, também conhecido como Claudinho Ziriguidum, recomendou que a Prefeitura de Conceição adquira um termômetro e oxímetro para serem utilizados em cada barreira sanitária. Os instrumentos serão usados para medir a temperatura e a oxigenação das pessoas que passarem pelas barreiras, já que um dos sintomas da Covid-19 é a febre alta e baixa oxigenação no sangue.
“Eu acho muito pertinente termos termômetros e oxímetros para saber se a pessoa está com sintomas, porque se eu passar na barreira sanitária e, aparentemente não estiver com nenhum sintoma, esses instrumentos vão ajudar os agentes a identificar a doença”, disse o presidente da Câmara.
Claudinho Ziriguidum afirma que agora o município precisa aprimorar a ação técnica. Além de anotar as questões de controle é necessário ser feita uma avaliação para que as pessoas recebam a orientação correta e sejam direcionadas. “As barreiras estão funcionando, mas muitas pessoas estão criticando a falta de avaliação técnica. A ação continua sendo válida, desde quando foi implantada, mas agora é preciso aprimorá-la. Vai surgindo fatos novos que nós precisamos conversar e propor mudanças”, disse o vereador.
Coronavírus em Conceição
Na segunda-feira (1°), exames pré-admissionais, realizados em Conceição do Mato Dentro, detectaram o novo coronavírus em duas pessoas. Além disso, segundo o Executivo, as contratações seriam realizadas por uma empresa privada e o município de residência dos futuros funcionários é verificada junto à contratante. Com isso, Conceição chega ao seu quarto caso confirmado de Covid-19.
Dessa forma, de acordo com o boletim epidemiológico, nove pessoas são investigadas por suspeita da doença. São pacientes que fizeram o teste para coronavírus e aguardam o resultado. As notificações somam 216 casos. Trata-se de pacientes que apresentaram sintomas gripais e foram notificados com suspeita da Covid-19. Quarenta e nove casos foram descartados e uma morte é investigada.