“Falta de decoro”: 4ª reunião do Codema é encerrada após discussão entre conselheiros
A presidente Elaine Mendes interveio diversas vezes pedindo silêncio e respeito à condução dos trabalhos, sem sucesso, anunciou o encerramento da reunião

A 4ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) de Itabira, realizada na tarde desta sexta-feira (11), foi encerrada de forma abrupta após uma discussão envolvendo dois conselheiros. A presidente do Codema e secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Elaine Mendes, optou por encerrar os trabalhos ao afirmar que houve “falta de decoro” por parte dos membros.
O episódio teve início após questionamentos feitos pelo conselheiro Leonardo Reis, que cobrou esclarecimentos sobre temas pendentes de reuniões anteriores. Entre os pontos levantados, estavam: a marcação da visita técnica à propriedade do senhor Nazareno, um produtor rural supostamente ameaçado de remoção de sua área de produção, considerada de interesse da Vale; a comunicação da moção de apoio ao mesmo; além das questões relacionadas às pilhas de estéril da mineradora e à organização da câmara técnica para realizar uma consulta pública sobre a pauta.
As falas de Leonardo foram rebatidas pelo conselheiro Sydney Almeida Lage, que contestou o conteúdo das moções e criticou o que considerou um julgamento precipitado. “Nós não somos juízes. Estamos votando uma moção que acusa uma empresa sem direito à defesa, sem participação dos envolvidos. Isso não pode continuar assim”, afirmou.
A tensão aumentou quando Sydney dirigiu-se pessoalmente a Leonardo com declarações como: “Você não é daqui, não é da nossa cidade”, iniciando uma troca de acusações que tomou conta da reunião. Leonardo respondeu com um pedido de respeito: “Não me aponte o dedo”. Em seguida, Sydiney retrucou: “Você desrespeita todo mundo”.
Diante do impasse e da falta de ordem, a presidente Elaine Mendes interveio diversas vezes pedindo silêncio e respeito à condução dos trabalhos. Sem sucesso, anunciou o encerramento da reunião.
“Como presidente do Codema, tenho autoridade para encerrar a reunião quando há atitudes como essa. Nós temos um regimento que precisa ser respeitado. O conselho é democrático, mas exige postura civilizada”, declarou Elaine após o encerramento.
Consulta Pública
A consulta pública, aprovada na última reunião do Codema do dia 21 de março, visa esclarecer os objetivos da proposta do pedido de anuência da mineradora Vale, que busca ampliar as cavas das minas do Meio e de Conceição, que fazem parte do Complexo Minerador instalado na cidade. Para aumentar as cavas, o projeto pretende instalar duas pilhas de estéreis e rejeitos de minério de ferro, sem oferecer nenhuma contrapartida direta para o município.
A reunião para definir como a consulta pública será feita por um grupo técnico de trabalho formado por sete conselheiros. Questões como data, horário e formato ainda precisam ser definidos.
Questionada sobre a participação da imprensa nessas questões, Elaine afirmou que, embora o processo seja público, a presença da imprensa em reuniões técnicas pode inibir a manifestação dos conselheiros. Por esse motivo, ficou decidido que os encontros serão fechados. Para garantir a transparência, ela se comprometeu a compartilhar, em ata, um resumo das decisões com a imprensa após cada encontro.