Falta pouco tempo! Em carta de 1704 Isaac Newton indicou o ano do ‘fim do mundo’

Newton também se dedicou à teologia e exploração das conexões entre fé e ciência

Falta pouco tempo! Em carta de 1704 Isaac Newton indicou o ano do ‘fim do mundo’
Foto: Reprodução/Toda Matéria

Nascido em 1642, o britânico, Isaac Newton, continua causando admiração por suas contribuições revolucionárias à ciência, como a a formulação da lei da gravidade, Newton também se dedicou à teologia e exploração das conexões entre fé e ciência, que à época se acreditava interligadas as áreas da ciência a e religião o estudo da natureza era uma forma de se entender os mistérios da criação.

Ávido por essa visão, o cientista fazia análises de textos bíblicos buscando interpretação que se unissem às suas descobertas científicas.

Em 1704, Isaac Newton escreveu uma carta prevendo o fim do mundo para o ano de 2060, com suas anotações tendo grande repercussão nas redes sociais, por seu embasamento em passagens bíblicas, em especial do livro de Daniel.

Nas passagens, Newton especula que o mundo seria reiniciado 35 anos, após uma série de pragas, guerras e a ‘ruína das nações perversas’.

Após o Armagedon, haveria um período de renovação, marcado pelo retorno de Jesus Cristo e seus santos, que estabeleceriam mil anos de paz na Terra, um pensamento que refletia sua visão de que a história da humanidade seguia um plano divino.

Newton enxergava a ciência como uma ferramenta para esclarecer e interpretar profecias bíblicas, e suas previsões apocalípticas não se resumiam a conjecturas, mas o resultado de um método racional aplicado aos estudos das escrituras.

* Fonte: Revista Exame