FCCDA realiza curso sobre o Conselho Municipal de Cultura

O curso, que tem inscrições gratuitas, acontece em formato on-line pela plataforma Zoom. Ele abordará o Sistema Nacional de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural

FCCDA realiza curso sobre o Conselho Municipal de Cultura
Foto: FCCDA
O conteúdo continua após o anúncio


Nos dias 17 e 18, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove o curso para capacitação de agentes culturais. A iniciativa tem como objetivo apresentar aos artistas e profissionais da cultura o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a importância de ter o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) em funcionamento.

O curso acontecerá em formato on-line pela plataforma Zoom, sempre às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo seguinte link: https://cutt.ly/JnRcxer. Ao todo, serão dois módulos de estudo:

  • Módulo 1: “Políticas culturais locais e a organização sistêmica da cultura: Sistema Nacional de Cultura enquanto novo paradigma para a gestão cultural. Aspectos históricos, atual estágio, desafios e possibilidades”.
  • Módulo 2: “Participação social, representação e deliberação em conselhos: o processo de participação social, representação e deliberação no contexto dos conselhos municipais de política cultural”.

As aulas serão ministradas por José Márcio Barros, professor de Artes e de Música na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); de Cinema e Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); e de Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele também é coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (ODC).

Conselho de Cultura

No segundo semestre de 2020, a FCCDA publicou o último edital para eleição do CMPC. Porém, devido a falta de candidatos para ocupar as cadeiras destinadas à sociedade civil, o pleito foi cancelado e, desde então, não há formação do Conselho.

Neste ano, a FCCDA abriu uma consulta pública para alterar a lei municipal nº 4.728/2014, que trata do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e, também, da composição representativa no CMPC. O objetivo da instituição é promover mudanças no Conselho para que ele possa funcionar plenamente no município.