Federação Mineira de Futebol confirma que o Valério disputará a Segunda Divisão do Estadual em 2022
A definição de que o Dragão jogará o Estadual ainda em 2022 aconteceu após reunião com a entidade responsável pelo futebol mineiro na tarde de quarta-feira
O itabirano não terá que esperar muito tempo para matar a saudade em ver o Valério Esporte Clube em campo novamente. Após uma reunião do Conselho Técnico da Federação Mineira de Futebol (FMF), realizada na tarde de quarta-feira (25), ficou definido que o Dragão disputará a Segunda Divisão do Estadual ainda em 2022. A competição está prevista para acontecer entre os dia 6 de agosto e 12 de novembro.
O encontro, que contou com a participação de dirigentes de 24 times mineiros, além de representantes da FMF, também definiu a fórmula para a disputa da competição. As equipes serão divididas em três grupos, com oito integrantes cada, que jogarão entre si em turno único.
Assim ficaram definidos os grupos:
- Grupo 1: Montes Claros, América-TO, Novo Esporte, Ideal, Contagem, Valério, Boston e Juventus;
- Grupo 2: Poços de Caldas, Santarritense, Três Corações, Passos, Villa Real, Bétis, Itabirito e Figueirense;
- Grupo 3: Mamoré, Araxá, Paracatu, Inter de São Gotardo, Inter de Minas, Serranense, Coimbra e Nacional.
Ao fim da primeira fase, os quatro melhores de cada grupo avançam para confrontos em mata-mata, jogados em partidas de ida e volta.
Ainda ficou decidido que os quatro melhores na classificação geral da primeira fase descansam na rodada inicial do mata-mata, enquanto os oito demais times se enfrentam a fim de conquistar suas vagas nas quartas de final.
Outro ponto importante é que os clubes só poderão inscrever atletas com idade até 23 anos, com exceção de cinco jogadores que poderão estar acima dessa faixa etária. Os times também votaram por dividir as taxas da competição de maneira igualitárias entre eles.
Em tempo
O Valério ficou três anos longe das disputas do Campeonato Mineiro de Futebol. A última vez em que o Dragão entrou em campo pelo Estadual foi em 2018 — quando jogou a Segunda Divisão e terminou a competição em terceiro lugar, bem próximo de conseguir o acesso para o Módulo II.
Naquele ano, a equipe itabirana mandou os seus jogos no Estádio Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, já que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) não havia liberado o alvará para utilização do Estádio Israel Pinheiro — uma situação que ainda precisa ser definida pelo time de Itabira.
Retorno antecipado
Na tarde de terça-feira (24), o presidente do Valério, João Mário de Brito, participou de uma reunião com o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), quando reafirmou que o Dragão voltaria às competições profissionais somente em 2023 — conforme release divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Itabira. Porém, após a reunião com a FMF, esse retorno acabou sendo antecipado para este ano.
João Mário de Brito já havia anunciado os planos para o retorno do futebol profissional do Valério durante entrevista concedida ao programa Sala de Visitas, do jornalista Fernando Silva, editor do portal DeFato. Na ocasião, o cartola afirmou: “O Valério já disputa o mineiro, nas categorias de base. Há ainda uma probabilidade remota de participar da “Série C” [do Campeonato Mineiro, chamada de Segunda Divisão], ainda neste ano [2022]. Mas, no ano que vem [2023], com certeza, o futebol profissional do Valério estará de volta”.