“Felizmente estávamos preparados para ajudar!”, afirma prefeito de Itabira

O prefeito ainda falou sobre a disponibilização de abrigos na cidade. Segundo ele, uma equipe foi formada para preparar algumas escolas municipais e coloca-las à disposição dos moradores do município vizinho

“Felizmente estávamos preparados para ajudar!”, afirma prefeito de Itabira
Foto: Portal DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Durante uma entrevista concedida ao perfil de Heitor Bragança no Facebook, o Prefeito Marco Antônio Lage falou sobre a tragédia de Santa Maria de Itabira e sobre a prontidão de Itabira para atender ao município. Complementando algo que o próprio secretário de governo, Gabriel Quintão, já havia informado, Marco Antônio contou sobre as medidas tomadas para auxiliar o município vizinho.

O prefeito também informou que, pensando em toda a situação geográfica de Itabira, bem como nas chuvas, há cerca de duas semanas a Prefeitura Municipal reconheceu a necessidade de se formar uma Defesa Civil organizada. Algo que ajudou muito no momento de amparar Santa Maria.

“Felizmente estávamos preparados! Pensando nas chuvas, pensando uma cidade que como Itabira, que tem uma topografia com muitas encostas, que tem população em áreas de risco e que tem barragens, nós entendemos que  precisávamos organizar a Defesa Civil da cidade. Então nós consolidamos uma equipe integrada com as equipes da Secretaria de Obras, Itaurb, Secretária de Saúde e Defesa Social, justamente entendendo possíveis riscos”, disse Marco Antônio Lage.

Ele também citou que o apoio humanitário, atendimento de saúde e abrigos foram os principais pontos utilizados pela Prefeitura para assistir à cidade vizinha. “Entramos com uma equipe preparada para ajudar com o socorro no local, contribuímos com máquinas, priorizamos o atendimento de saúde, reforçamos ambulâncias. Além disso, nos mobilizamos na arrecadação de donativos”, disse Marco Antônio.

O prefeito ainda falou sobre a disponibilização de abrigos na cidade. Segundo ele, uma equipe foi formada para preparar algumas escolas municipais e coloca-las à disposição dos moradores do município vizinho.

“Essa equipe está organizando seis escolas da cidade para atender e amparar as famílias. Um dos pontos que mais estamos levando em conta é a questão da Covid-19, pois precisaremos montar grupos menores e ainda analisar detalhes como: quem está com febre, quem não está. Então nós vamos propor à população de Santa Maria espaços muito bem dispostos para minimizar a dor dessas pessoas”, conclui.