Ferramentas digitais no ensino em um contexto de pandemia
Diversos setores da sociedade foram drasticamente impactados e precisaram realizar adaptações para continuar com suas atividades ao longo do período de distanciamento
Desde a primeira metade do ano de 2020 o mundo foi impactado com o surgimento e com o avanço da pandemia do novo coronavírus.
Diversos setores da sociedade foram drasticamente impactados e precisaram realizar adaptações para continuar com suas atividades ao longo do período de distanciamento.
Um dos setores que mais vem sendo impactado ao longo deste período é a Educação. Isso ocorre pois dentro de universidades, escolas, cursos técnicos e outras instituições existe um grande número de pessoas de diversas origens.
Devido a isso, as atividades escolares passaram a ocorrer de maneira inteiramente remota. Isso representou um grande desafio para os professores, alunos e famílias.
Neste contexto, o papel das ferramentas digitais no auxílio do ensino é essencial. Consultas e serviços acadêmicos podem ser realizados na rede através da plataforma mystudybay.com.br, reuniões são organizadas pelo Google Meet e pelo Zoom.
Pensando nisso, hoje iremos analisar o papel de algumas destas ferramentas e a maneira como elas vêm auxiliando dentro do campo da educação.
Aulas e provas em um contexto digital
Para falarmos de educação durante o período de pandemia, precisamos, necessariamente, começar analisando o formato de aulas, provas e trabalhos escolares.
Muitos professores e alunos relatam extrema dificuldade em suas experiências em aulas remotas e isso ocorre por diversos fatores, que podem estar relacionados diretamente à conexão e a aula, mas que também podem ser externos à aula.
Um grande exemplo disso é o convívio em famílias que apresentam problemas de relacionamento. Visto que a aula é acompanhada pelos alunos enquanto estão em casa, existem inúmeras perturbações externas que podem atrapalhar seu rendimento escolar.
Contudo, para possibilitar a realização de aulas e a aplicação de provas, os professores contam com diversas ferramentas digitais que possam facilitar neste momento.
Algumas ferramentas que podemos citar são:
- Google Meet
- Google Forms
- Microsoft Word
- Microsoft Powerpoint
Cada um destes programas e plataformas pode auxiliar no desenvolvimento de aulas, apresentação de seminários, elaboração de provas e a realização de avaliações escolares.
É interessante também ressaltarmos que essas ferramentas sempre foram utilizadas ao longo da vida escolar e acadêmica, desde o surgimento delas.
Contudo, cada uma delas se tornou indispensável durante este momento de isolamento social e ensino à distância.
Google Meet e Google Forms
As aulas costumeiramente, dentro das universidades, costumam ser ministradas através do Google Meet, que é uma plataforma voltada para a realização de reuniões, apresentações e afins.
Ela permite que uma pessoa projete a tela de seu computador para todos os membros da reunião verem, o que possibilita uma aula dinâmica e em tempo real.
Portanto, é uma das plataformas mais utilizadas durante este período de isolamento. Já quando falamos do âmbito do ensino fundamental e escolar, também são utilizadas plataformas como o Zoom e o Microsoft Teams.
Já, quanto ao Google Forms, podemos relacionar o uso desta ferramenta à elaboração de provas para passar aos alunos.
O Forms possibilita através de suas funcionalidades a criação de um formulário que pode atuar como uma prova teste para alunos. Ainda, ele traz funções como:
- Entrega única de formulários
- Tempo de disponibilidade do formulário
- Correção automática
Todos estes features que estão presentes no Google Forms o tornam ideal para aplicação de trabalhos, provas, formulários e questionários para os alunos.
Ainda, é possível realizar pesquisas de opinião dentro da plataforma, visando avaliar o desempenho do professor, a qualidade de suas aulas e até comentários e sugestões para sua disciplina.
Powerpoint, Word e suas utilizações
Ao falarmos do PowerPoint e do Microsoft Word, no entanto, pensamos em outro aspecto do âmbito educacional, o da elaboração de textos e trabalhos que podem ser apresentados por professores e alunos.
O PowerPoint, por exemplo, é a ferramenta mais utilizada para a apresentação de slides, permitindo que aulas e seminários escolares sejam estruturados através dela.
Ainda, junto com o uso do Google Meet, uma apresentação realizada no PowerPoint pode ser transmitida aos alunos. Atualmente, a maior parte das universidades têm adotado este método de ensino, devido à pandemia.
De maneira contrária, o Microsoft Word é utilizado para elaboração de textos, sendo aplicado estritamente neste âmbito.
Juntamente com o Google Docs, o Word é o programa mais utilizado para a criação de documentos. Ambos são bastante utilizados em nível universitário e acadêmico pois permitem a formatação de seus textos de acordo com o formato exigido pela ABNT.
Ou seja, tanto no Docs quanto no Word, é possível estruturar tamanhos de fonte, distanciamento de margem, espaçamento entre linhas e até justificar o texto.
Conclusão
Várias ferramentas que sempre foram utilizadas no dia-a-dia do setor educacional possuem um caráter ainda mais necessário, visto que no momento, ainda não há a ocorrência de aulas presenciais no Brasil de forma generalizada e estas aulas são ministradas de maneira remota.
Logo, para facilitar a elaboração de aulas e a transmissão de aprendizado para os alunos, o domínio de ferramentas digitais é essencial para o professor, nos dias de hoje.