Fim do mundo? Mudança climática pode causar afundamento de regiões do Brasil
Estudos apontam que as mudanças do clima afetarão pessoas que vivem no litoral
Projeções de cientistas apontam regiões do Brasil que podem afundar em virtude de mudanças climáticas.
O alerta vem de um relatório da Human Climate Horizon, que prevê a elevação do mar, no Brasil, entre 20,9 e 24,27 cms até 2050.
Os estudiosos do clima estimam que um a cada sete pessoas que vivem próximas ao litoral ao redor do mundo serão afetadas, e no Brasil, a ONG Climate Central aponta que ao menos 1,2 milhão de brasileiros serão afetados nas regiões que vão afundar.
O estudo indica, por exemplo, que na cidade de Santos, cerca de 5% dos moradores deverão ser retirados, nos próximos 30 anos, de onde moram por causa do avanço do mar.
A explicação está na expansão térmica, quando a água do mar se dilata em função da elevação da temperatura dos mares no mundo, o que impacta os rios e por consequência, as cidades costeiras.
A emissão de gases de efeito estufa provocam a elevação do nível do mar, com o derretimento das geleiras, somadas às influências sazonais, como o El Niño. Pesquisadores da NASA creditam ao El Niño a elevação recente do nível dos mares, estimando que em dois anos, 2022 e 2023, o mar tenha subido cerca de 0,76 cms.
Exemplificando os riscos das mudanças climáticas, a ONG Climate Central lançou um mapa interativo mostrando as regiões que serão afetadas e podem afundar.
No mapa, que pode ser acessado no You Tube, é possível fazer a simulação do aumento do nível do mar e ver em detalhes as regiões de cada cidade litorânea sob risco de afundamento nas próximas décadas.