Flitabira começa nesta quarta-feira com Tamara Klink, Itamar Vieira Junior, Valter Hugo Mãe e muito mais
A programação do primeiro dia do evento também tem atividades para o público infantojuvenil na parte da manhã e da tarde
A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, começa nesta quarta-feira (30) e segue até o dia 3 de novembro, no domingo, com debates e palestras gratuitas, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA]), no Centro. Cerca de 80 autores nacionais, internacionais e de Itabira, vão conversar com o público em torno do tema “Amor, Literatura e Ancestralidade”.
Dentre os autores que participam da programação de abertura, está o português Valter Hugo Mãe, considerado por José Saramago “um verdadeiro tsunami literário”, pelo seu romance “O remorso de Baltazar Serapião”. No Flitabira, em consonância com o tema do Festival, o escritor fala sobre sua carreira e também sobre o seu mais recente livro “Deus na Escuridão”, um romance delicado e profundo sobre o amor fraterno e a necessidade de cuidar de alguém.
A programação da noite começa com a cerimônia de abertura oficial do Flitabira com a presença dos curadores Afonso Borges, Bianca Santana, Leo Cunha, Sérgio Abranches e Tom Farias. Toda a comunidade e o público em geral são convidados a dar as boas-vindas ao evento que promoverá uma imersão literária, por cinco dias, na Terra de Carlos Drummond de Andrade, patrono do Flitabira.
A navegadora Tamara Klink, o autor best seller Itamar Vieira Junior também conversam com o público e depois seguem para autógrafos. O encerramento acontece com a Orquestra Literária, conduzida pelo escritor Paulo Scott (um dos autores indicados ao prêmio Jabuti de 2024) e os músicos Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier.
A orquestra mistura versos de autoras e autores contemporâneos, trechos de prosa e até ensaios, formando uma combinação de linguagens a partir do olhar poético de Paulo Scott – com música ao vivo e bases eletrônicas. A mistura de textos diversos é a orquestra literária. Nela, cada trecho sampleado contribui para que, no conjunto, obtenha-se uma dicção e uma sonoridade inesperadas – alguns versos mudam de humor, de sentido.
A programação do primeiro dia do evento também tem atividades para o público infantojuvenil na parte da manhã e da tarde.
Programação Nacional/Internacional do 4.º Flitabira – 30/10:
18: Cerimônia de abertura do 4.º Flitabira, com a presença dos curadores do Festival, Afonso Borges, Bianca Santana, Leo Cunha, Sérgio Abranches e Tom Farias.
19h: Tamara Klink, Tom Farias e Sérgio Abranches.
20h: Itamar Vieira Junior, Bianca Santana e Valter Hugo Mãe, com mediação de Tom Farias.
21h: Paulo Scott, Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier apresentam a Orquestra Literária
Programação infantojuvenil do 4.º Flitabira – 30/10:
08:30 – 09:30 – Teatro – Thiago SKP
08:30 – 09:30 – Biblioteca – Contação de histórias: A Mala Mágica – Atividade voltada para crianças até 5 anos
09:30 – 10:30 – Teatro – Thiago SKP
09:30 – 10:30 – Biblioteca – Contação de histórias: A Mala Mágica
14:00 – 15:00 – Biblioteca – Tia Lúcia Pelúcia conta e encanta
15:00 – 16:00 – Biblioteca – Tia Lúcia Pelúcia conta e encanta
Programação musical do 4.º Flitabira 30/10:
21h: Paulo Scott, Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier apresentam a Orquestra Literária – Teatro
21h: Da Bahia-Minas: Matheus Luna e Nathan Morais – coreto