Flitabira: programação do sábado tem homenagem para Dona Tita e entrega do prêmio de Intelectual do Ano para Míriam Leitão
O Flitabira segue até o dia 3 de novembro, domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
O 4º dia do Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira – promete grandes emoções e homenagens em seu quarto dia. A programação de sábado, 2 de novembro, começa às 10h, com a entrega do Prêmio de Redação e Desenho, que celebrará as criações de crianças e jovens das escolas públicas e privadas de Itabira, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização das expressões literárias e artísticas.
Um dos destaques do sábado, às 20h, é a realização da homenagem a Dona Tita – Maria Gregório Ventura -, com a exibição do documentário “Tita – 100 anos de luta e fé”. O filme mergulha na história de Dona Tita, natural do Quilombo Morro Santo Antônio, em Itabira, destacando a importância da sua contribuição para a preservação das tradições quilombolas e sua luta contra o racismo estrutural.
Outro destaque da noite de sábado, às 21h, é a entrega do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano de 2024 à jornalista e escritora Míriam Leitão. Ela receberá o prêmio das mãos de Conceição Evaristo, vencedora do ano passado. A cerimônia também contará com a presença de Ricardo Ramos Filho, presidente da União Brasileira de Escritores e neto de Graciliano Ramos. O momento terá a participação também dos jornalistas Eugênio Bucci e Flávia Oliveira, além da Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia (por vídeo chamada).
A programação nacional e internacional do dia 2 de novembro tem início a partir das 14h, com os autores Airton Souza, Carlos Starling e Marta Porto, seguidos por uma mesa com Silvana Gontijo, Carlos Herculano Lopes e Paulo Scott. Já as jornalistas e escritores Míriam Leitão e Flávia Oliveira, se apresentam às 17h. Às 18h, Paloma Jorge Amado, Renato Noguera e Eliane Alves Cruz conduzem uma conversa sobre literatura, identidade e ancestralidade. E, às 19h, Natalia Timerman, Jeferson Tenório e Lívia Sant’Anna Vaz dividem o palco, enquanto, na biblioteca, conversam Adriana Zenezi, Karla Queiroz e Simone Paulino.
O Flitabira segue até o dia 3 de novembro, domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Veja abaixo a programação completa do Flitabira de sábado – 2/11:
Programação nacional /internacional – Teatro da FCCDA
10h: Entrega do Prêmio de Redação e Desenho do 4.º Flitabira
11h30: Leo Cunha, Tino Freitas, Madu Costa e Alessandra Roscoe – infantojuvenil
14h: Aírton Souza, Carlos Starling e Marta Porto
15h: Silvana Gontijo, Carlos Herculano Lopes e Paulo Scott
16h: Débora Thomé, Bianca Santana e Sérgio Abranches
17h: Miriam Leitão e Flávia Oliveira
18h: Paloma Jorge Amado, Renato Noguera e Eliane Alves Cruz
19h: Natalia Timerman, Jeferson Tenório e Lívia Sant’Anna Vaz
19h: Adriana Zenezi, Karla Queiroz e Simone Paulino – BIBLIOTECA
20h: Homenagem a dona Tita, com exibição de documentário “Tita – 100 anos de luta e fé”
20h: Geni Núñez, Tom Farias e Eugênio Bucci
21h: Conceição Evaristo, Míriam Leitão e Ricardo Ramos Filho, com os oradores Eugênio Bucci, Flávia Oliveira e Cármen Lúcia – Entrega do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, pela UBE (União Brasileira de Escritores).
Programação Local
11:00 – 12:00 – Biblioteca – Gibi Fala Quilombo: Nosso Território Vive – A Ancestralidade Negra e Quilombola no Ensino Básico
13:00 – 14:00 – Biblioteca – Narrativa ancestral e feminino – Com Thamara Santana, Wanessa Maia e Juscélia Almeida
16:00 – 17:00 – Biblioteca – Poesia sentimental, política, marginal e de resistência
19:00 – 21:00 – palco externo – Slam da Fênix – batalha
Programação Musical
20:00 – 21:00 – Coreto Instituto Cultural Vale – Orquestra Ouro Preto (Quinteto)
21:00 – 22:00 – Coreto Instituto Cultural Vale – Camila Rocha Trio